quinta-feira, 8 de maio de 2014

A nossa juventude é ignorante?



Foi publicada uma crónica muito interessante no Expresso, por Henrique Monteiro, sobre um tema que nunca é velho: A nossa juventude é ignorante?

A polémica ficou no ar. E fez-me ver que uma boa percentagem de gente da minha geração (e mais velha) acredita sinceramente que os nossos jovens são ignorantes. E passa-lhes essa mensagem. Mas eu duvido que isso seja verdade!
Por um lado, a democratização do ensino tem vindo a permitir a muito mais jovens terem contacto com matérias, dados e assuntos que os seus pais e os seus avós nem sonhavam. Por outro - e este será o que mais me interessa - o conceito de conhecimento foi-se alterando.

Vale a pena ler.

2 comentários:

  1. Olá querida ABT,
    Eu li e re-li a crónica e não tenho nada a apontar, os tempos são diferentes, a informação é diferente e as pessoas também. Em relação à pergunta: "A nossa juventude é ignorante?", sou da opinião que * não é*, nem nunca será. O que está mal ou a essência do problema é os métodos como ensinam ou transmitem a informação aos alunos, quando isso mudar, todo o cenário muda.

    beijinhos grandes e boa semana, :)***

    ResponderEliminar
  2. Olá Serginho,

    Concordamos que velho método de transmitir informação ("em silêncio a olhar para um professor durante horas") já não se adequa a uma juventude que cresceu a ser bombardeada por estímulos a cada instante. A reforma do velho método para dar lugar a um novo, mais de acordo com a realidade dos jovens, é necessário se queremos manter alguém motivado nas salas de aula.

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar

Outros pensamentos