sexta-feira, 20 de março de 2015

Sextas são dia de meditação: {Mantras}

E assim se arruma o tópico, de forma a chegar àqueles que o querem ler sem cair de paraquedas no meio do género de post que caracteriza este blogue (se é que há um tópico predominante). Sextas-feiras foram o dia escolhido para os posts semanais sobre meditação.


Decidi falar de mantras, sílabas cantadas como costumo chamar-lhes, porque ignorei-lhes o valor demasiado tempo. Sempre me pareceram apenas um conjunto de sons sem grande utilidade, mas a realidade pode ser diferente. 

O mais famoso desses sons é o Om ("Aum"), que representa um som elemental, uma vibração de consciência infinita universal. Mas há muitos outros, com significado concreto em língua sânscrita. Todos eles têm como intenção fazer-nos retornar ao estado de silêncio mental que se pretende atingir com a meditação, e que se torna difícil quando os pensamentos quotidianos se intrometem. 

Lokah Samastah Sukhino Bhavantu, é o meu mantra preferido. Significa: "Que todos os seres sejam felizes e livres; e que os meus pensamentos, palavras e acções contribuam, de alguma forma, para a felicidade e liberdade de todos". Uma vez assimilada a mensagem do mantra, não é necessário repetir esta frase inteira, e muito menos focarmo-nos na sua correcta pronunciação. Se a repetição exigir esforço mental perde-se o objectivo de retornar ao silêncio da mente. O mantra serve apenas para acalmar os pensamentos "invasores", fazendo com que a mente se foque, "vibre", numa frequência bonita, como é a do pensamento na felicidade e liberdade gerais. Então repetir uma das palavrinhas (com o sentimento naquilo que o conjunto significa) é poderoso o suficiente. 

Se mesmo a repetição de uma palavra única exigir demasiada atenção, vale a pena procurar um mantra verdadeiramente cantado, que possa ser usado como música de fundo à qual retomaremos quando o pensamento vaguear. Sem surpresa o mantra do buda da medicina está no meu top de preferências (a sério, ouçam*), mas há inúmeros outros que vale a pena serem explorados. O youtube é, como sempre, a fonte perfeita. 

Boas descobertas!



*May the many sentient beings who are sick, 
Quickly be freed from sickness. 
And may all the sicknesses of beings
Never arise again.


1 comentário:

  1. Olá querida ABT, :)

    Eu acho que ninguém cai por aqui de paraquedas e num local tão organizado é difícil ou impossível alguém se perder mas adiante.

    Para começar eu dou-te os parabéns por mais um belíssimo texto e cheiinho de sabedoria.

    Este tema, na minha opinião, é de importância vital para quem se inicia na meditação e para quem medita todos os dias e a explicação é muito simples, facilita e ajuda imenso a meditação. Só a visualização ou a audição do mantra é mais de meio caminho para a pessoa meditar ou conseguir fazer a meditação com sucesso.

    A palavra mantra tem um significado muito especial que tentarei explicar, dividimos a palavra mantra ao meio e ficamos com man e tra, a palavra man significa mente e a palavra tra significa controle e isto para mim explica tudo o Mantra é uma ferramenta que permite o controle da mente. Esta ferramenta fazendo uso da repetição de uma palavra ou de um poema permite ou abre o caminho para a possibilidade de a meditação ser realizada com sucesso.

    Acho que havia muito mais a dizer e pouco mais tenho a acrescentar ao teu belíssimo texto, nesta área eu sou um eterno aprendiz mas gostei muito deste texto e por isso deixo-te os meus parabéns. Ainda neste tema é-me díficil escolher um mantra porque há dezenas e todos têm características muito próprias mas eu gosto muito (e aqui peco) do mantra "Asa To Ma".

    Realço uma frase muito importante no teu belíssimo texto: "Uma vez assimilada a mensagem do mantra, não é necessário repetir esta frase inteira, e muito menos focarmo-nos na sua correcta pronunciação. Se a repetição exigir esforço mental perde-se o objectivo de retornar ao silêncio da mente. O mantra serve apenas para acalmar os pensamentos "invasores", fazendo com que a mente se foque, "vibre", numa frequência bonita, como é a do pensamento na felicidade e liberdade gerais. Então repetir uma das palavrinhas (com o sentimento naquilo que o conjunto significa) é poderoso o suficiente."

    Mais uma vez e não me canso de dizer, este novo mundo deve ser descoberto por todos e por cada erro ou caso as coisas não funcionem como o esperado devemos tentar sempre mais uma vez e a nossa felicidade bem como uma nova vida que todos desejamos valem bem a pena.

    Concordo inteiramente contigo em relação ao youtube e adorei o video mais especificamente o som que nasce do mesmo mas isso também não é novidade para ti, obrigado pela partilha e pela sabedoria querida ABT, :)*

    beijinhos grandes e bom fim-de-semana, :)****

    ResponderEliminar

Outros pensamentos