terça-feira, 17 de março de 2015

Da humilhação



Agora está na moda dizerem-se humilhados. Alguém faz uma crítica estúpida e a pessoa visada sente-se humilhada. Nem é preciso ser verdade, basta que seja dito em voz alta e pronto, abate-se a humilhação. Chateados, frustrados, irritados por estarem a ser caluniados, seria compreensível aos meus olhos. Até envergonhados, se a calúnia fosse em público e díficil de provar, naquele momento, de que se tratava, efectivamente, de uma mentira. Mas humilhação é um nível totalmente diferente. Porque, para ser possível, a pessoa visada tem de se deixar humilhar. E só deixa se, ela mesma, duvidar de si naquele momento em que a calúnia acontece. Se se amedrontar, em vez de se agigantar face ao problema.

Um dia um grande amigo tentou beijar-me. Face ao inesperado do que estava a acontecer, reagi tapando os seus lábios com os meus dedos, em jeito de 'Pára'. Disse-me que eu estava a humilhá-lo com a minha rejeição. Mas que raio de interpretação maluca é esta? O que deveria eu fazer para que não se sentisse humilhado? Deixá-lo beijar, e com jeitinho, namorar com ele, talvez?!

Definitivamente, não compreendo a facilidade com que as pessoas usam esta palavra. E enerva-me que não se saibam defender. Acho que fico mais chateada com aqueles que não se sabem defender do que com os idiotas que atacam. O que não me impede de ficar do lado dos primeiros.

2 comentários:

  1. Olá querida ABT, :)

    O episódio com o teu grande amigo eu compreendo porque um idêntico aconteceu com a minha amiga, acho que são momentos que podem acontecer mas não vou nem devo fazer qualquer julgamento.

    Da humilhação mais uma vez temos de analisar se está tudo bem com a pessoa, o estado emocional pode levar a estes gestos. Infelizmente é uma coisa que está na moda e para mim o caminho mais fácil, para finalizar acho que o que devia estar na moda era ouvir a voz do nosso coração e lutarmos sempre pelos nossos sonhos.

    beijinhos grandes e boa semana, :)****

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Serginho,

      Ouvir a voz do nosso coração e lutarmos pelos nossos sonhos deveria estar na moda, mas infelizmente as pessoas acreditam mais na voz dos outros do que naquela que sussurra dentro de si. Um dia, quem sabe, o mundo muda.

      Beijinhos e uma excelente semana**

      Eliminar

Outros pensamentos