terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

A cidade sem wi-fi



Os hábitos são coisas esquisitas. Levam-nos a fazer coisas que não queremos mais fazer, em momentos que não dão jeito nenhum. Demoram a retirar-se ordeiramente das nossas vidas. 

Prova disso é o facto de eu ser muito mais feliz quando começo os dias sem internet, sem telefone, sem comunicação com o mundo em geral, no entanto dificilmente consigo levar este prazer a cabo. Quando dou por mim já tenho o pequeno-almoço numa mão e o rato na outra. O do computador.

Nos Estados Unidos da América, a oeste de Virgínia, existe uma cidade sem acesso à internet ou telemóveis. (Há telefones fixos, para o caso de uma nuvenzinha de preocupação se ter instalado nessa cabecinha). Tudo por causa de um telescópio de alta-tecnologia que pertence ao governo. Um rádiotelescópio, que serve para ouvir o espaço, em vez de o ver. Preciamos saber que música estão os extra-terrestres a ouvir. Para disfarçar, dizem os cientistas que querem estudar regiões do espaço em que a luz não chega. Mas eu não caio nessa desde que li Contacto, de Carl Sagan.

Pronto, de qualquer forma, é oficial que ali eu seria feliz. Todas as manhãs. 
À tarde logo se via. 

4 comentários:

  1. Olá querida ABT, :)
    Os hábitos fazem parte do ser humano, concordo em parte contigo quando dizes que são esquisitos mas podem ser mudados, pelo menos essa é a minha opinião.
    Há muitos lugares onde as pessoas podiam ser felizes e alguns acredito que é mesmo desconhecimento das pessoas, só prova a dimensão e a beleza do nosso planeta terra.

    O pequeno almoço é sagrado para mim e por isso mesmo tendo a companhia das estrelas ou do amanhecer do sol, não me incomoda o ter ou não tecnologia à minha volta. Em relação a essa mesma tecnologia a minha opinião é muito simples se facilita a vida do homem é bem vinda, se complica devemos reflectir sobre isso.

    E no outro dia fiquei espantado com uma coisa que é: todos nós recebemos uma coisa por igual medida todos os dias, o tempo, cada dia tem 24 horas e há estudos que provem que a qualidade de vida era bem melhor há uma boa dezena de anos atrás do que nos dias de hoje, mais uma prova que algumas coisas estão menos bem ou os hábitos estão piores, temos sempre uma palavra e uma acção a dizer por isso a esperança existe dentre de nós e no mundo.

    beijinhos grandes, :)****

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Serginho,

      Este comentário dava um post. Não só pelo que diz respeito à grande verdade que enunciaste sobre tecnologia ("é muito simples se facilita a vida do homem é bem vinda, se complica devemos reflectir sobre isso"), mas também pela reflexão sobre o facto de todos termos 24h e fazermos coisas tão diferentes com elas.

      Relativamente aos estudos que "provam" que a qualidade de vida era melhor há uns anos, deixo as minhas (profundas) dúvidas. A que te referes concretamente?

      (Post, Post, Post :P Escreve!)

      Beijinhos grandes**

      Eliminar
  2. Eu não consigo viver sem o telemóvel e sem a net. Porque é o que me aproxima dos meus. Por isso não consigo sair de casa sem telemóvel, nem que para isso tenha que voltar atrás mesmo que já esteja perto do destino xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahaha. Eu também tenho muita dificuldade em sair sem telemóvel, mas consigo resistir à tentação de voltar atrás, quando me esqueço dele :-) De qualquer forma, eu só queria um intervalo... de manhã :P Não vamos ser drásticos ;)

      Verdade seja dita, como atesta a publicação de 4 de Setembro do último ano, eu também não vivo sem internet, precisamente pelo mesmo motivo que enunciaste.

      Eliminar

Outros pensamentos