quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

O que é que está escrito????


Recentemente identificaram uma múmia dentro de uma estátua budista, que data do século XI ou XII. Coisa por si só espectacular, na minha mente. Mas a múmia é de um monge Budista Chinês, já identificado, cujos órgãos foram substituídos por manuscriptos!

Sinceramente, eu só vejo os manuscriptos, a partir do scan acima, com recurso à minha imaginação. Mas, acreditando em quem percebe do assunto, resta-me perguntar o que dizem os manuscriptos.

Que pedacinho de sabedoria ancestral justificará a substituição dos órgãos de um mestre budista da Escola de Meditação Chinesa, aquando da sua mumificação? 

Notícias como esta fazem-me ter vontade de voar para a Tailândia. Estranho, considerando que o senhor era Chinês e a estátua está actualmente na Holanda. Mas pronto. Fica a nota.


2 comentários:

  1. Olá querida ABT, :)

    Este post levou-me a sorrir por alguns motivos, aquele que destaco mais é a vontade enorme em visitar um país desse tipo onde a cultura, os hábitos e até as pessoas são completamente diferentes deste mundo ocidental onde nós vivemos. Outro dos motivos é o facto de ser uma descoberta, tudo que seja relacionado com a história e os antepassados leva-me a sorrir e isto porque além de adorar a História é como se alguém tivesse a viver por momentos noutro mundo e noutro intervalo de tempo o que no mínimo é magia no máximo uma aventura espectacular.

    Eu acredito que um pedacinho da sabedoria ancestral justifica muita coisa, aliás não entrando no tema da religião acredito também que se este mundo tivesse ou fosse baseado em alguns princípios do budismo seria um lugar bem melhor para viver.

    A vida tem estes momentos de pura magia e acredito que nesta descoberta espectacular foi encontrada muita magia e dela vão ser colhidos frutos para um mundo melhor, pelo menos mais sábio. Obrigado pela partilha que me levou a sorrir muitas vezes.

    beijinhos grandes e bom fim-de-semana, :)****

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Serginho*

      Não sei quanto aos frutos que esta descoberta trará, mas torço para que tenhas razão.
      Quanto aos dois primeiros parágrafos, podia fazer minhas as tuas palavras :)

      Beijinhos**

      Eliminar

Outros pensamentos