sábado, 20 de setembro de 2014


Acho fofinho, acho mesmo, quando as pessoas acreditam nas outras. Mesmo quando essas pessoas estão claramente a mentir -- aos outros ou a si mesmos.

Qualquer variante da frase: "Não me aproximo de ti, apesar de querer, porque estou muito magoado(a) com um relacionamento anterior que, ainda por cima, me tem feito a vida negra ultimamente" significa na verdade: "Estou apaixonado(a) por outra pessoa e tenho falado com ela, pelo que percebi que não gosto de ti como pensei que gostava e é por isso que não tens ouvido falar de mim". A sério, meninas e meninos que estão a passar por isto, decorem o seguinte: as pessoas que se afastam por opção não estão apaixonadas por vocês. 

Custa-me lidar com a surpresa que sentem quando descobrem a verdade. Nunca sei o que dizer e limito-me a suspirar tristemente, como se estivesse tão surpreendida quanto os visados. Na realidade estou apenas triste por não ter tido a coragem de os avisar daquilo que (racionalmente) me parece óbvio. Acho que, no fundo, também eu quero acreditar que aquele casal é diferente. Que com eles, os meus amigos, vai ser diferente. 

Mas nunca é.

6 comentários:

  1. Nestes casos, acho que será mesmo ingenuidade acreditar em justificações "fofinhas"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, mmm's. Mas é precisamente por isso que acho bonitos aqueles que acreditam. Tenho tendência a associar essa ingenuidade a pureza, a um "ver o mundo como sou e não como é".

      Eliminar
  2. Olá querida ABT, :)

    Eu não sei se concordo inteiramente com a afirmação em cima mas em relação ao teu belíssimo texto não tenho a dizer e concordo plenamente contigo. O conselho sábio fica dado aos meninos e meninas. Para mim o Amor e tudo em seu redor é duma simplicidade e naturalidade indescritíveis e por isso algumas coisas eu não entendo e para te confessar não quero entender.

    Quando as desculpas, as mentiras e outras coisas nascem nesse tipo de relação, essa relação pode ser tudo menos uma relação de amor e como dizia a minha querida avó, "o pior cego é aquele que não quer ver".

    Não me estendo mais, já sabes a minha opinião acerca deste assunto, desejo-te um fim-de-semana maravilhoso com pequenas vitórias pelo meio e descanso também, :)***

    beijinhos e bom fim-de-semana, :)*****

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Serginho,

      A tua avó tinha muita razão... o pior cego é mesmo aquele que não quer ver. Mas, como dizia a mmm's (e eu concordo), pode ser ingenuidade. E eu tenho tendência a associar essa ingenuidade a pureza, a um "ver o mundo como sou e não como é".

      No entanto, a tua perspectiva também é válida e eu não a considerei quando escrevi o post. Irritam-me um bocadinho os masoquistas-queixinhas. Mas um dia escrevo sobre isso também :)

      Beijinhos e um excelente Domingo :)

      Eliminar
  3. O típico "não és tu, sou eu" portanto :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente perspectiva que eu também não tinha considerado, Roger. É possível que seja isso desde o início, sim, e que as pessoas nem sequer se estejam a enganar a si mesmas -- e estejam, isso sim, a tentar libertar-se de uma relação à base da mentira, na expectativa de magoar o menos possível a pessoa de quem se querem libertar.

      As relações são mesmo complicadas... mentir pelo "bem" do outro também é um tópico que vale a pena comentar um dia destes.

      Bom Domingo :)

      Eliminar

Outros pensamentos