sábado, 29 de março de 2014

Ricos e os outros


Aquele post da menina que procurava um marido rico deu mesmo em fartura de (troca de) ideias interessantes. A propósito do comentário da Canca, agora promovido a post:

"Quem se interessa pelas pessoas em função do que elas têm dificilmente vai perceber a riqueza que está a perder por não saber apreciar as pessoas pelo que elas são."  

Eu tenho uma opinião um tanto polémica (diria, se me lançasse na futurologia). É que, embora concordando com a Canca (como não concordar?), também percebo aqueles que procuram pessoas ricas para incluir nas suas vidas. Ou vou percebendo, uns dias mais outros menos. Vou tentar explicar a minha perspectiva com alguma claridade:

Se a pessoa não está apaixonada por ninguém e quer sair com outras pessoas (não necessariamente namorar ainda, apenas conhecer), escolher sair com pessoas ricas é (ou: pode ser) tão moralmente correcto quanto escolher sair com pessoas bonitas (ou desportistas, ou com outra característica qualquer). Vejamos por esta perspectiva: as pessoas ricas são naturalmente mais confiantes (o que é uma característica psicológica importante), têm vidas interessantes (mais viagens, mais possibilidade de explorar diferentes direcções profissionais e de lazer = coisas giras para contar), geralmente bom-humor (porque as escolhas erradas não lhes compromete o presente e o futuro) e por isso tornam-se pessoas apelativas. E se isto as torna mais interessantes, é natural que os outros (ricos, pobres e assim-assim) se sintam atraídos por essa aura e não sejam, necessariamente, pessoas oportunistas que querem o dinheiro dos ricos. 

Na minha perspectiva, a única coisa que tornaria isto errado [querer sair com pessoas ricas] seria se a pessoa em causa estivesse apaixonada por um pobre e renegasse o seu próprio sentimento, não porque aquela pessoa tivesse tido alguma atitude incorrecta, mas por ter, especificamente, pouco dinheiro. Bem, ou então, se a saída fosse com o objectivo concreto de caçar um rico, fosse ele quem fosse e tivesse ele a personalidade que tivesse [como a menina do link fez soar]. 

Portanto, em resumo: o motivo pelo qual a riqueza financeira é apelativa aos olhos de alguém (inclusive de outros ricos) faz toda a diferença na forma como julgo essa pessoa.

7 comentários:

  1. Olá querida ABT,
    Os ricos são iguais aos outros, a essência disto está nos gestos e na intenção que cada um tem para si e para o outro, :)***

    beijinhos grandes e bom fim-de-semana, :)****

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Serginho :)

      É isso: são iguais, mas às vezes parece-me que são descriminados por serem ricos, como se isso os tornasse más pessoas e, por isso, só os interesseiros se podem aproximar.

      Beijinhos maiores :)

      Eliminar
    2. Olá querida ABT, :)
      A discriminação vem da mente pobre das pessoas e em relação a isso, infelizmente não podemos fazer nada.

      A mudança está dentro de cada um de nós, eu não julgo as pessoas, tenho o provilégio de ter pessoas ricas e pobres na minha vida, mas encaro todas elas como ricas porque a maior riqueza está dentro da mente delas e dentro do coração delas.

      O que os outros dizem, melhor o que as pessoas de mente pobre dizem, interessa me tanto como um cobertor num dia de sol citanto uma amiga especial e que vive no meu coração sempre.*

      beijinhos grandes e um dia mágico, :)**************************************

      Eliminar
    3. :) E hoje é um belo dia se Sol, porque se comemora o teu aniversário ;)

      Beijinhos e um dia muito feliz!!! :)))

      Eliminar
    4. Olá querida ABT, de novo, :)
      Temos sempre um dia de sol na nossa vida só temos de deixar o sol brilhar, a chuva é apenas um elemento da Natureza, :)*

      É um muito feliz, como poderia não ser com pessoas como tu, impossível, :)*

      beijinhos grandes, :)**************************************

      Eliminar
  2. Caindo no cliché mas que é uma grande verdade para mim "prefiro ricas pessoas do que pessoas ricas". Pessoas ricas, só por si, não me dizem nada. Podem ter vidas muito fascinantes, com viagens muito interessantes, mas se forem ocas de coração, esquece.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoas ocas não têm condição financeira definida -- há-os em toda a população indiscriminadamente. E como dizia ao Serginho, às vezes parece-me que os ricos são discriminados por serem ricos, como se isso os tornasse gente vazia. Por exemplo, se te apaixonares por uma pessoa rica que não seja fisicamente muito interessante, julgam-te imediatamente interesseiro; mas se te apaixonares por uma pessoa pobre que não seja fisicamente interessante já te julgam com um coração de ouro que dá importância ao mais importante. E esses julgamentos precipitados parecem-me sempre injustos.

      A ter de escolher entre as premissas que citaste, escolho como tu. Não tenho tendências masoquistas ;)

      Eliminar

Outros pensamentos