segunda-feira, 8 de julho de 2013

Planos


Ultimamente estou a reler Peter Pan e dei por mim a suspirar pela infância e adolescência, quando parecia ter todo o tempo do mundo para tudo o que me apetecesse fazer -- incluindo as leituras. Entre as folhas desta história já me apanhei a rir sozinha, a falar com o autor em pensamento, e a surpreender-me com o facto de parecer tão claro que o Peter Pan é o fantasma de um menino que morreu. Não estava à espera disso... não foi assim que guardei a história na minha mente.

Mas não é isso que me leva a escrever: dei por mim também a pensar que se tivesse começado a ler mais cedo teria sido ainda mais feliz! Em vez disso os meus pais acharam que fixe fixe era ensinarem-me a tabuada e continhas de dividir e multiplicar de vários algarismos [agora que penso, eu fui torturada...!], pelo que tive de esperar até aos 6 anos para aprender a ler. Se um dia tiver um filho vou ensiná-lo a ler o mais depressa possível. 

Ele aprendeu a ler sozinho aos 3, depois de memorizar uma pequena história que os pais sempre liam. Decompondo as palavras em sílabas, associou os respectivos sons à formação de palavras diferentes e quando os progenitores se aperceberam já ele lia Jurassic Park. Uma grande amiga minha, professora primária, contou-me que esse é um método que há muito tem intenção de substituir a tradicional aprendizagem letra-a-letra. 

Miúdo, aguarda-me. Nunca te hás-de queixar de aborrecimento.

13 comentários:

  1. Partilho da sua opinião em relação à leitura, que considero a melhor forma de aumentar a nossa "qualidade" de vida.

    http://www.lavarcabecas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qualidade sem aspas, também, mmm's. Assimilámos tantas perspectivas, aprendemos tanto sobre os outros e o mundo, que acaba por se reflectir na forma mais estruturada como comunicamos e vivemos. Quero acreditar que sim, pelo menos.

      Eliminar
  2. Ele não é exemplo. Desculpa a desilusão :$

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Ele aprendeu sozinho, o que é de facto prodigioso *.*
      Mas a forma como aprendeu é uma técnica que já é conhecida do mundo educativo, e que ele acabou por credibilizar aos meus olhos. Se aprendeu sozinho, imagina quão mais fácil e rápido teria sido se tivesse tido a ajuda de alguém que o orientasse a prestar atenção para os pormenores certos no momento certo. OK, se calhar teria começado aos 2 anos e meio, não ia ser uma grande diferença :P Mas para um miúdo que pode não vir a ser tão curioso em relação às letras, a rapide do processo vai ser uma enorme motivação. E esse será o meu papel :P Repetir a técnica, mas dando uma ajuda :D

      Eliminar
  3. Sem dúvida ler é uma forma de vivermos outras realidades, alargarmos horizontes, sermos seres humanos mais abertos à diferença, mais imaginativos. Aprender a ler sozinho aos três anos, é algo ao alcance de poucos, mas acredito que os pais podem e devem ter um papel fundamental no incentivo dos filhos ao gosto pela leitura. Tenho para mim que esse miúdo vai ser muito feliz! ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É exactamente isso, Canca! :')

      Eu ainda estou boquiaberta por ter 'descoberto' que bebés de 10 meses aprendem linguagem gestual (para definir conceitos como frio, fome, mais, sono) e comunicam com os pais dessa forma. Os bebés têm auto-consciência e noção do seu ambiente muito mais cedo do que imaginei...! E esta realidade é para mim 'prova' que os miúdos deveriam ser intelectualmente estimulados mais cedo, porque devem passar enormes períodos de... tédio.

      [Ohh...:$ obrigada pelo miminho camuflado na penúltima frase :')]
      Beijinhosss

      Eliminar
  4. Não sei se o singelo exemplo de mim reforça a tua ideia: Aprendi a ler sozinha dos 4 para os 5 através das legendagens dos filmes (e queria ler as histórias sózinha, estar dependente da paciência da minha irmã, não era coisa que me agradasse!!!) e logo a seguir comecei a associar o que ouvia em inglês ao que lia em português e rápidamente aprendi o inglês também.

    Estimular os miúdos é fazer-lhe cócegas:) eles adoooram desafios!
    Não te será difícil desafiá-lo:) é genético...está-te no sangue;)

    Abrajinhos:)))))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com certeza reforça, minha querida & super-interessante Suricate! O método é o mesmo (o dos sons em formação de palavras e sílabas, em vez de sons de letras isoladas), por isso estou cada vez mais convencida que é o caminho a seguir.

      Ohh... :') Espero que me esteja no sangue mesmo* Mas se não estiver terei de criar a estrutura que me permitirá estimula-los na mesma. E para isso também vou bater à tua janela, super-mamã*

      Abrajinhos carinhosos*

      Eliminar
    2. I´ll always be here for you:)

      Eliminar
  5. Olá querida ABT,
    Os livros são sempre um dos nossos melhores amigos, sou da opinião que estão sempre lá ao nosso lado e a amizade é isso mesmo.
    Os teus pais são adoráveis, eu fui o orgulho para a minha mãe quando aprendi a tabuada de trás para a frente apesar de não ter o gosto natural pela matemática, por isso não foi tortura mas sim uma doce aprendizagem. Não importa a idade com que se começa a ler mas sim a vontade em ler sempre e mais, :)***

    O que me rouba sorrisos e alegria quando falas "Ele ..." é a simplicidade e a humildade que está sempre presente na maneira de ser dele.

    Beijinhos grandes e um Domingo mágico.***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz por saber que as minhas partilhas tocam mais do que o meu coração :)
      Beijinhos grandes e um belíssimo Domingo, Serginho*

      Eliminar
    2. Olá querida ABT,
      As duas coisas me tocam, desde o início que te considerei uma pessoa muito especial e tenho o maior orgulho e admiração por ti cdomo tu sabes, :)***

      As tuas partilhas deviam levar a muita coisa por parte das pessoas só isso. E estava-me a referir ao teu grande amor neste caso e não à partilha em si, :)***

      beijinhos grandes***

      Eliminar

Outros pensamentos