quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Deixem os miúdos brincar!


No outro dia ouvi parte de um debate sobre métodos de ensino em Portugal e a utilidade dos trabalhos para casa. Os defensores dos trabalhos para casa não se cansavam de repetir o aumento do tempo de interacção entre pais e filhos como argumento a favor. E eu só pensava na infância triste que devem ter tido.

O que eu entendo por interacção e tempo de qualidade passado entre pais e filhos é uma coisa bem diferente do que estar em frente a um caderno e um livro depois de várias horas diárias dessa mesma actividade, por parte da criança. A isso chama-se sedentarismo infantil. Interacção, para mim, tem de ser ao nível da conversa e gargalhadas, correrias, saltos e jogos das escondidas

Tive a sorte de sempre me sentir na escola como um peixe na água. Mas apesar da tranquilidade com que evoluí no percurso escolar, trabalhos para casa sempre foram para mim a única consequência (negativa) de frequentar aquele espaço. A esmagadora maioria das vezes não os fazia. E o motivo, era o seguinte:

Se eu sabia a matéria: os trabalhos de casa eram apenas uma forma de eu ter menos tempo para brincar -- brincar também estimula a inteligência, senhores. 
Se eu não compreendia a matéria: nem me cruzava o pensamento pedir a ajuda dos meus pais. Os meus pais incitavam-me a ser activa nas aulas: "Não deves sair de uma aula com dúvidas". Pelo que eu sentia que se tivesse cedido à tentação de não questionar alguma coisa por preguiça, então a responsabilidade de corrigir o erro seria minha também. Além disso, aquela ideia de escrever qualquer coisa apenas para mostrar que tentei nunca me agradou: serviria apenas para criar memórias erradas de resolução de uma questão a que eu não sabia dar resposta.

Portanto, na minha opinião os exercícios de qualquer espécie devem ser feitos na aula, na presença do professor, para que qualquer dúvida no método a aplicar seja imediatamente esclarecido pelo docente.  No caso do professor querer incentivar o gosto pela matéria, os trabalhos deveriam ser OPCIONAIS. 

Em casa, os míudos devem brincar e cumprir as actividades definidas pelos pais, pode ser?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Outros pensamentos