segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Ler umas linhas por dia, nem sabe o bem que lhe fazia


Lia passou-me um sêlo muito giro de incentivo à leitura que eu não pude, nem quis, recusar. 
A ideia é colar a respectiva imagem do sêlo, indicar um livro para dar um empurrãozinho àqueles que não têm por hábito ler, e passar o convite a xis blogues. Como me é difícil reduzir sugestões a uma unidade (passa a chamar-se imposição de acordo com a parte rebelde da minha mente) cá vão alguns:

> Na categoria livro de ficção recomendo como leitura leve e engraçada:


As Minas de Salomão, de Rider Haggard, em versão Portuguesa traduzida pelo Eça de Queirós. Se não tiverem oportunidade de ler o livro na língua original, ao menos que seja uma tradução pela mão de um dos nossos mais conceituados escritores.
Encontrar-se-ão com aventuras originais no continente Africano, que prenderão a vossa atenção sem dificuldade. No final terão oportunidade de comentar um clássico que compete com os melhores livros de aventura do Jules Verne (que eu também gosto bastante). 

> Na categoria não-ficção recomendo como primeira leitura depois de um enorme tempo de pausa, o livro:


Três semanas com o meu irmão, do estigmatizado autor de romances lamechas Nicholas Sparks, em co-autoria com o seu irmão Micah. Reforço que se trata de uma história real da vida dos autores, com especial ênfase numa viagem de três semanas que fizeram juntos à volta do mundo. O relato leva-nos a viajar com eles do Hemisfério Sul ao Círculo Polar Ártico passando pelas memórias de infância dos dois, e a desejar embarcar numa aventura semelhante no dia seguinte. É um livro de rápida leitura, que entretém com facilidade, com abundância de gargalhadas e (possibilidade de) algumas lágrimas.

> Na categoria não-ficção & não-negue-à-partida-uma-ciência-que-desconhece recomendo:


Amor, Medicina e Milagres trata-se de um livro de um médico cirurgião, Bernie Siegel, que começa a notar um padrão de comportamento em doentes que se curam miraculosamente dos mais diversos tipos de cancro (incluindo os "incuráveis") e se dedica a estudá-los em vez de os remeter à categoria "indecifráveis".  A conclusão é inspiradora, retira-nos da categoria de máquina-biológica de exclusiva reacção a estímulos externos, e introduz a noção de "cuidado com o que pensas" como peça fundamental no processo de saúde. Curioso, prático, útil. A ciência foi reduzida ao mínimo indispensável, a mensagem passa sem dificuldade. É um livro de um médico que pretende expandir a visão que temos dos conceitos de mente, pensamentos, visualização criativa e coincidências.

> E para finalizar, na categoria já-desenferrujei-venham-daí-os-livros-desafiantes:



O Universo numa Casca de Noz, do Stephen Hawking. Este autor é um famoso astrofísico e matemático, doutorado em cosmologia, que se dedicou a traduzir conceitos complicados da física teórica e moderna em palavras simples, de tal forma que até um leigo compreenda um pouco mais do que nos rodeia e do que fomos descobrindo pela mão e mente de Albert Einstein, Isaac Newton e amigos. É um livro para gente curiosa e interessada em compreender como foram descobertos conceitos aparentemente indecifráveis do universo. Muito giro.

Resta-me passar o desafio para 5 blogues que ainda não tenham sido desafiados:

1. Macho Sensível sairá uma recomendação de um livro sobre relacionamentos?
2. RCA que vai recomendar um guia para totós sobre política (não?)

E sobre arte confiaria nas sugestões das meninas:

E da arte ao humor, a inevitável:

Leiam! 

4 comentários:

  1. Fiquei curiosa acerca desse livro da "categoria não-ficção & não-negue-à-partida-uma-ciência-que-desconhece".

    Vou procurar e ler :) ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lia, eu tenho uma versão ebook, de uma editora Brasileira. Nota-se em alguns trechos que é Português do Brasil, mas vale a pena espreitar. Envio para o teu email :) ***

      Eliminar
  2. ABT prometo pensar num post para publicar esta semana com algumas sugestões.
    beijinhos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos aguardar com curiosidade, art.soul :)
      Beijinhos*

      Eliminar

Outros pensamentos