quarta-feira, 4 de março de 2015

Os 5 piores conselhos que já ouvi sobre "como ser feliz"


Toda a gente quer ser feliz. Poucos o são. Mas todos têm conselhos para dar. Esta é a minha lista dos 5 piores conselhos que já ouvi sobre como atingir a felicidade:

1. "Evita a solteirice como a praga". Parece ser pensamento generalizado a impossibilidade de uma pessoa poder ser feliz sem constituir uma dupla. No entanto, é quando estamos sozinhos que descobrimos o que gostamos (mais) de fazer e quais são os pensamentos que nos assombram. Se se explica sem mais palavras o valor de descobrir onde/a-fazer-o-quê somos mais felizes, trabalhar para irradicar o que nos assombra merece umas palavrinhas extra. Não vale a pena esperar que alguém te conserte. Não estás estragado. Só precisas de gostar de ti. E mudar o que não gostas. Se fores feliz sozinho, vais ser ainda mais feliz acompanhado. Por outro lado, se gostares pouco de ti mesmo, namorar é a receita ideal para que te anules de forma a dar passagem passagem à personalidade tão mais interessante da outra pessoa. Esse erro pode custar-te muito caro.

2. "Copia o modelo da sociedade". "Já namoras? Já casaste? Já tens um filho? Quando vais ter o segundo?". Ou então, versão profissional: "Estuda, se quiseres ser alguém. Secundário não chega. Para ser alguém precisas ser doutor ou engenheiro. E precisas conhecer alguém influente."  
O Sr. Steve Jobs é o exemplo mais famoso de que o caminho dos outros pode não ser o mais indicado para nós. Só porque é comum, não significa que é bom.

3. "És como és e não mudes nunca". Estagnar não tem nada de positivo. Devemos se fiéis às nossas convicções e aos nossos sentimentos. Se as convicções e os sentimentos mudarem, as nossas acções devem reflectir essa mudança. A felicidade depende de quão bem nos sentimos relativamente ao que fazemos todos os dias, enquanto parceiros, empregados, patrões, pais, filhos, amigos. Se algo mudou, ajusta a forma como ages. 

4. "Quem nasceu para cão, morre a latir". Ninguém está preso a um destino se tiver intenção de o mudar. Sair da zona de conforto pode exigir espírito de sacrifício e coragem, mas vale a pena para ver a paisagem para além do ambiente do costume. Se os nossos antepassados pensassem daquela forma, ainda hoje estariamos na selva.

5. "Sê realista". É melhor do que ser pessimista. Mas para conquistar a felicidade, geralmente é necessária uma boa dose de criatividade. Porque a felicidade apresenta-se de muitas formas, e geralmente o que é bom para o vizinho do lado não o é, necessariamente, para nós. Não podemos copiar modelos. Temos de ser originais. E os optimistas batem o nível de criatividade dos realistas aos pontos.

4 comentários:

  1. Olá querida ABT, :)

    Em relação aos conselhos infelizes e infelizmente ouvimos vezes demais, e em prol da nossa felicidade devemos fazer ouvidos de mouco. Há aqui alguns aspectos que devemos ter em conta e isto na minha opinião:

    1- Cada um de nós deve estar bem, e este "estar bem" é não ter feridas emocionais ou alguma depressão e a razão é simples porque se tivermos neste estado é muito fácil cometer um erro e suportar coisas por um suposto "amor". Porque quando há coisas numa relação anormais isso não é amor mas sim desamor.
    O Amor leva a um só caminho a nossa felidade, e não é um caminho de pedras mas sim um caminho com obstáculos que devem ser encarados como desafios mas que o mesmo vale a pensa ser percorrido e ao mesmo tempo ser desfrutado.

    2- Quem dá conselhos acerca da nossa felicidade deve ter laços de amizade connosco e mais importante do que isso, cada um de nós deve ter a racionalidade de saber se aquele conselho é em prol da nossa felicidade e deve ser considerado por nós ou não. E é muito fácil saber isso, se o mesmo conselho nos leva a uma reflexão e com ele alcançamos um ou mais estados de felicidade tudo bem, senão deve ser ignorado e por isso disse em cima que cada um de nós tem de estar bem a todos os níveis.

    3- É certo e sabido e é uma verdade universal que todas as pessoas querem ser felizes mas para alcançar a felicidade muitas vezes é preciso sair da nossa zona de conforto e muito importante neste processo é ouvir a voz do nosso coração porque é ela que nos indica sempre para onde devemos nos dirigir para alcançar a felicidade e é também ela que sabe identificar se um sentimento é verdadeiro ou se é uma imitação de um sentimento verdadeiro.

    Em relação às tuas palavras não acrescento mais nada acrescento apenas mais um ponto final e se todos nós seguissemos as mesmas eramos felizes.

    Por último, ficam os meus desejos para que todas as pessoas tenham a coragem de lutar pela sua felicidade e saberem ouvir a voz do coração.

    beijinhos grandes e bom fim-de-semana, :)****

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Serginho,

      Concordo plenamente que devemos estar bem, mas estar bem em si é uma luta diária. A fuga à depressão também, e uma luta que tem tantas vertentes... não só psicológicas como até nutricionais. Mas compreendo a tua mensagem de fundo, do amor versus desamor.

      Relativamente ao ponto 2, compreendo mais uma vez a mensagem de fundo (devemos conseguir discernir um bom conselho que se adequa à nossa realidade de um bom conselho que não se adequa) mas é também uma tarefa complicada. E digo isto apenas porque quando estamos a precisar de conselhos, é também geralmente num momento em que não estamos num momento emocionalmente tão estável quanto seria desejável. Caso contrário, a nossa racionalidade traria do assunto. E em momentos de desequilíbro tendemos a cometer mais erros de julgamento relativamente ao que é bom, ou não, para nós mesmos.

      Quanto ao ponto 3, merece ficar pendurado numa parede lá de casa para nunca ser esquecido :)

      Um brinde à coragem que conduz à luta pela felicidade (especialmente neste momento...),
      Beijinhos e um abraço forte*

      Eliminar
  2. Acho que todos nós já ouvimos grande parte desses clichés. E a verdade é que grande parte deles chateiam como tudo.

    Quanto a mim, posso dizer que tenho aprendido a estar solteiro, coisa que durante muitos anos não fazia... E, apesar de existirem obviamente alguns momentos de carência, posso dizer que me tem feito bem esta solteirice. Tem as suas vantagens também :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho dúvida alguma que esse período de solteirice te vai tornar mais preparado para ser feliz acompanhado, Roger.

      Mas conta mais sobre as vantagens :) Vai fazer bem aos que, a viver a sua própria solteirice, te lêem.

      Eliminar

Outros pensamentos