sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Se eu pudesse



Se eu pudesse acordar amanhã tendo ganho uma qualidade ou capacidade que não tinha hoje, gostaria que fosse a capacidade de ler extremamente rápido. 

Esta é uma capacidade que se desenvolve, e eu noto que não tenho sido excepção a esta regra, mas há um limite que, parece-me, já atingi. Como a minha curiosidade não tem limites e há sempre alguma coisa que desperta o meu interesse e sobre a qual preciso saber mais urgentemente, estou sempre a tentar ler mais e mais depressa. Ter ali, nas minhas estantes, no conforto do meu lar, os melhores mentores sobre determinado tema, e não poder "ouvi-los" é um desperdício que me custa aceitar.

E por falar em ouvir, os audiobooks também se têm tornado meus grandes amigos nesta saga. Mas também já atingi o meu limite de percepção auditiva resultante do aumento da velocidade de reprodução das faixas. Além disso, com os audiobooks sinto que estou a fazer um compromisso entre o que quero (isto é, aprender no menor espaço temporal possível) e o que gosto (neste caso, gostaria de apreciar a voz e o trabalho de variação vocal, enquanto aprendo). E este compromisso não me deixa apreciar inteiramente a mensagem.

Então, venha daí o génio da lâmpada que lê este meu desejo. Vá lá, não sejas tímido.

2 comentários:

  1. Olá querida ABT, :)

    Compreendo essa necessidade mas não pedia a mesma para mim, :)
    Acho que a leitura deve ser bem devagar e se possível saborear a mesma, há um tempo de aprendizagem para tudo e a magia da nossa evolução está nisso mesmo.
    E eu ainda tenho a mania de ler e reler porque há palavras e frases que são mágicas e fazem a sua própria magia. Em relação aos audiobooks elogio a sua evolução e concordo que fazem muito jeito em diversas alturas da nossa vida.

    Desejos de um dia com boas leituras e que esse desejo se realize porque acredito que a evolução não tem limites desde que haja vontade em cada um de nós em evoluir.

    beijinhos grandes e bom fim-de-semana.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Serginho,

      Compreendo o que queres dizer com as tuas palavras. A magia da evolução está na aprendizagem, mas as duas não são a mesma coisa. Ou seja, a velocidade com que assimilo a aprendizagem não é sinónimo de evolução imediata. É a velha diferença entre conhecimento (=aprendizagem) e a sabedoria para o pôr em prática (=evolução). Portanto, acelerar a velocidade com que recolho a informação só me permite começar mais cedo a tentar pôr em prática.

      Mas cada um tem um método diferente de aprendizagem e assimilação/evolução, não é? Compreendo perfeitamente o teu gosto pela leitura "saboreada".

      Boas leituras desse lado também :)
      Beijinhos grandes e bom fim-de-semana*

      Eliminar

Outros pensamentos