terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Mente ou corpo?



Ultimamente uma questão tem consumido os meus pensamentos: se pudesse viver até aos 90 anos conservando apenas a mente ou o corpo que tinha aos 30 anos, qual escolheria?

A mente é o meu maior tesouro. É a partir dela que recordo os momentos felizes do passado, planeio o presente e, de alguma forma, construo o meu futuro. É ela que me permite integrar emoções. E, afinal, não são as emoções que nos movem, que dão sentido à vida?

Mas uma mente sã num corpo limitado, deve ser uma tortura imensa. Não poder concretizar o que a mente solicita e viver a intensidade das sensações físicas, deve ser difícil, muito difícil. Talvez a conservação do corpo me permitisse viver o tão desejado presente. Poderia concretizar actividades que me fizessem feliz, continuamente, ainda que para isso tivesse de abdicar das memórias do passado. Mas talvez isso fosse mais difícil para os outros, os que me rodeiam, do que para mim, na verdade. Porque eu estaria completamente alheia dessa realidade. 

Achei ter encontrado a resposta a esta questão, enquanto escrevia. Mas acho que não. Talvez fosse eu a maior perdedora, porque perderia (dentro da minha própria mente) as pessoas que dão um sentido imenso à minha existência. 

É um sentimento de alívio imenso não ter de responder a esta questão. Não ter de escolher. Nesta realidade em que vivo, cabe-me apenas estimular corpo e mente, para conservar ambos.

2 comentários:

  1. Olá querida ABT,

    Compreendo esse dilema mas a minha escolha é a mente, as razões são óbvias e não vou adiantar muito mais, :)
    Claro está que se estimulares e cuidares dos dois, o resultado é o melhor que podes ter.*

    beijinhos e bom feriado.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Serginho,

      Compreendo-te bem; a mente também me tenta.
      Assim espero -- que cuidado dos dois os resultados sejam os melhores! :P

      Beijinhos e boa semana*

      Eliminar

Outros pensamentos