sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Boa viagem!*


Uma das vantagens de trabalhar em investigação é a quantidade de amigos estrangeiros que faço. O meu grupo de amigos mais próximo mistura russos, franceses, suíços, alemães, suecos e espanhóis [além, claro, do americano mais adorável do universo]. Gosto de conhecer-lhes as culturas, tão diferentes da minha, os gostos culinários, o sotaque característico (em português ou inglês, frequentemente as línguas em comum), as perspectivas. Gosto de ir aprendendo a distinguir o que é único neles relativamente a amigos de outras nacionalidades, mas também o que os distingue dos seus compatriotas. 


Uma das desvantagens de trabalhar em investigação é a quantidade de amigos estrangeiros que perco de vista. De vista, literalmente. A amizade permanece via Skype, chat, email. Constante, presente. Mas faz-me confusão não poder ter as pessoas que mais me dizem ao coração à minha volta o tempo todo. Dar-lhes um abraço.

Hoje, a espanhola mais fofinha de todas viaja, no contexto do seu trabalho, para o México. Passará por lá pelo menos três meses. E eu sei exactamente como se está a sentir. A apreensão de se ver sozinha num país distante, num contexto desconhecido. O friozinho no estômago. E só lhe desejo que seja tão feliz quanto eu fui, nas mesmas circunstâncias, na Suíça. 


Boa Viagem, Espanholita! Boa Sorte*

2 comentários:

  1. Olá querida ABT, :)

    Eu sorri muito com este teu lindo texto e vou apenas destacar os aspectos positivos e porque acho apenas que há aspectos positivos nesta experiência. O que é que cada um de nós deseja ao nosso(a) melhor amigo(a)?, Resposta fácil: o melhor do mundo e para isso acontecer, algumas vezes ou muitas vezes eles têm de sair da sua zona de conforto quando isso acontece para além de conquistar um pedacinho do mundo e realizar um dos muitos sonhos que têm pela frente muita coisa boa acontece na vida deles, há casos em que a vida dá uma volta de 180º no melhor sentido da vida. Por isso as viagens são frequentes, por isso o skype é o vosso melhor amigo, por isso a distância tem de existir e com isso a saudade nasce.

    A ciência além de ser uma área que eu gosto muito e tenho a maior admiração por ela, pelos efeitos que têm na sociedade e no mundo e por todas as pessoas que dão o seu melhor e fazem dos projectos da ciência os sonhos de uma vida, mas como eu estava a dizer além de ser uma área de investigação é um mundo e esse mundo esta repartido pelos diversos países que nós conhecemos e a magia disto tudo é esses mundos pequeninos fazem o mundo onde nós vivemos, onde os sonhos existem, onde as descobertas são pedidas para dar uma vida melhor às pessoas, onde o contributo de todos é necessário para a evolução do Universo.

    O que é importante agora é que a natureza do pensamento que reside na tua amiga e em todas as pessoas que vivem no seu coração é que vai correr tudo muito bem, o México vai receber muito bem a tua amiga, mais amigos vão nascer na vida dela e esta experiência vai ser muito rica em todos os aspectos da vida dela.

    Para terminar e já me alonguei um bocadinho, as saudades.
    Eu digo sempre que as saudades são boas e são um bom sinal, porque para onde quer que nos vamos as pessoas que nos são queridas, que são os nossos amigos, o nosso amor estão e vão estar sempre no nosso coração e por essas pessoas além de termos os sentimentos mais lindos que existem no mundo temos as saudades que é um sentimento que devemos saber controlar porque há sempre um reencontro, há sempre surpresas pelo meio e é um sentimento que temos só pelas pessoas especiais e que acrescentam algo à nossa vida. Deste modo também crescemos como pessoas e ganhamos experiências muito ricas na nossa vida.

    Por último, desejo a essa tua amiga tão especial e que vive no teu coração, uma boa viagem e as melhores felicidades neste novo projecto que ela abraça com o coração.*

    beijinhos grandes e bom fim-de-semana, :)****

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Serginho,

      Como já me foste habituando: sábias palavras. Acho que ela vai gostar de ler o teu comentário :)

      Beijinhos*

      Eliminar

Outros pensamentos