domingo, 28 de setembro de 2014

Pinto da Costa



​Ontem o Pinto da Costa deu uma entrevista ao Porto Canal. Não a vi desde o começo, mas vi o suficiente para me perder no que tinha a fazer para ficar, simplesmente, a ouvi-lo. O Pinto da Costa pode falar durante horas sem aborrecer. Pela sua eloquência, por ser tão directo nos seus alvos em vez de usar indirectas cansativas, por enunciar uma lista infindável de itens sobre os porquês de entrar ou não em determinada luta, por ser inteligente e bem-humorado. Agrada-me o facto de não recorrer a cábulas, de saber datas e nomes e locais de memória, e de transformar palavras comuns em histórias que nos prendem a ouvi-lo. A nós adeptos, aos entrevistadores, e a qualquer pessoa que se interesse minimamente por futebol, arriscaria eu dizer. Goste-se, ou não, dele.

Como não podia deixar de ser, falou-se de queixas sobre a arbitragem. E o presidente, que poderia simplesmente referenciar o óbvio (ou mastigá-lo por tempo infindável, porque não faltam exemplos do quanto temos sido prejudicados), optou por falar de um tópico muito mais interessante: do facto do árbitro que apitou o Gumarães-Porto ter descido de divisão no final da época passada e só ter voltado à 1ª liga por repescagem. Não dá que pensar?

Acho interessante considerar o que fará com que um árbitro que foi despromovido pela sua incompetência seja nomeado para um jogo em que se disputa o primeiro lugar isolado, em vez de um árbitro internacional. Por acaso tem lógica... não tem? Mas nós não podemos fazer filmes. Nós temos de ser superiores e ser prejudicados jogo após jogo com a classe que distingue aqueles que não falam de árbitros (a menos que lhes apertem os calos).

Tenho a certeza que seria muito mais cómodo se o FCP não falasse. Mas para já só me cabe dizer que SLB e SCP têm colhido pontos por os árbitros serem humanos, enquanto nós temos ficado sem eles. Mas quando o inverso acontecer (e valha-nos Deus tal acontecer) será por certo pelas queixinhas que fazemos e não pela mesma humanidade dos árbitros. Ser Portista é assim: estar preso por ter cão e preso por não ter. 

E com isto desviei-me do tópico ouvir o Pinto da Costa é sempre interessante. Mas podem sempre espreitar a entrevista no Porto Canal: informação e entretenimento em estado puro.


P.S.: Oh Presidente, venda lá o clube ao Russo para ver se começamos a comprar os melhores jogadores em vez de os vender ;)



11 comentários:

  1. Não sou portista, contudo reconheço e aprecio a frontalidade de Pinto da Costa.
    Bom domingo😀

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por não seres portista, ainda são mais bonitas as tuas palavras!

      Feliz 2015, mmm's :)

      Eliminar
  2. Olá querida ABT, :)

    A entrevista podes ver na totalidade basta andar para trás (a tecnologia ao nosso dispor é uma das coisas que adoro), é sempre muito bom ver e rever pessoas pelas quais nós gostamos imenso e sentimos uma certa admiração.

    A minha querida avó dizia para não falar nem de Religião, nem de Política e nem de Futebol mas aqui reina a liberdade e o respeito, como tal eu vou correr o risco, mas aqui falo se bem me faço entender, :)

    Somos humanos, os homens são humanos (homens e mulheres) como tal cometemos erros, um erro na vida real serve como aprendizagem, um erro num jogo de futebol pode implicar uma vitória, uma derrota ou um empate.
    Eu não sei se alguma vez no futebol vai ser diferente, aliás o mundo muitas vezes dá passos para trás em vez de avançar em frente. Mas acredito e tenho fé que estes casos acabem por ser diferentes.

    Por último e para mim não importa e não levo muito a peito que o FCP tenha sido prejudicado, fico triste mas sei que vai ganhar e este ano será muito diferente do ano passado. E uma coisa muito importante no futebol devemos ser como um filtro ficar com as coisas boas e as menos boas deixar o mar ficar com elas porque no próximo jogo tudo pode ser diferente.

    Antes de ir embora e penso que já me alonguei, uma coisa que admiro muito no senhor Pinto da Costa é a sua frontalidade e o que tem a dizer, diz. Como alguém me dizia faz-me lembrar alguém.

    Desejos de um domingo lindo e de algumas reflexões pelo meio e boa semana, :)***

    beijinhos grandes e um abraço gigante de pura amizade, :)*****

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Serginho :)
      Aqui serás sempre convidado a partilhar a tua opinião seja sobre que assunto for. As tuas apalavras são sempre muito bem-vindas e recebidas com interesse.

      Beijinho grande e um feliz 2015!

      Eliminar
    2. Olá querida ABT, :)
      Eu sei disso desde o primeiro dia senão soubesse já tinha deixado de visitar este lugar mágico e de deixar a minha opinião.

      Desejos de um fim-de-semana mágico, :)***

      beijinhos grandes e um feliz 2015.*

      Eliminar
  3. Olá minha querida

    Futebol não comento, é uma paixão há muito esquecida. :P

    Pintos da Costa são manos com o dom da palavra, a minha preferência vai para o mais velho. :)

    Um beijinho grande*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Canca :)

      Partilho contigo a opinião sobre os manos. Mas como cada um entra na minha vida por uma porta de interesse diferente -- a do lazer (em que incluo o futebol) e a profissional -- não tenho coragem de escolher o meu preferido.

      Beijinho maior e um feliz 2015!

      Eliminar
  4. frontalidade é la com ele!

    Portuguese Girl with American Dreams
    http://fromportugaltonyc.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de ti, e é por gostar de ti que me vou abster de comentar o conteúdo deste post :P
    Sabes que não deixo que o futebol tenha interferência nas minhas relações pessoais :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lolol, Roger* Obrigada pela consideração!
      Eu também gosto muito de ti :)

      Feliz 2015!

      Eliminar

Outros pensamentos