quarta-feira, 9 de abril de 2014

Carolina Patrício [afinal a moça chama-se Patrocínio. O link no texto também foi corrigido.]


Nunca segui o trabalho da Carolina Patrício Patrocínio [Obrigada Lia e Minimi!*], para lá do que fazia no programa dos desenhos animados da Disney, na televisão nacional. De lá para cá só voltei a ouvir falar dela porque várias pessoas sem cérebro acham normal ir à página oficial de uma mulher grávida para lhe dizer que tem uma barriga horrível.

Quem é que em plena posse das suas faculdades mentais acha natural tentar deprimir uma grávida, em plena formação de outro ser humano? Se algum desses maluquinhos da vida me lê, aprendam: se não podem ser doces, CALEM-SE. Não precisam dizer "hm, hm, estás linda" se acham que não está, mas com certeza não precisam atacar alguém numa fase sensível. Ainda por cima alguém em grande forma física, que é o que se quer e se devia incentivar. Ah, gostam mais de balões ambulantes na gravidez? Óptimo, nada contra, esteticamente eu também aprecio uma barriga de grávida redondinha (provavelmente porque foi o que me habituaram a ver!), mas daí a enviar uma mensagem desagradável a quem está em superior forma física já revela algum défice de neurónios.

E depois não lhes chega de lição perceber que o bebé é saudável e que a mãe tem uma barriga (e restante corpinho) invejável meia dúzia de dias depois do parto. O que é que aquelas pessoas fazem em vez de pensar "Hmm, se calhar estar em forma é boa ideia"? Vêm à praça pública dizer que a senhora se devia tapar para não envergonhar as outras recém-mamãs que não têm uma barriga lisa depois do parto! Esta conclusão brilhante faz-me lembrar da história da senhora que, por fazer exercício, fazia parte do "problema de vergonha corporal da América do Norte e outras partes do mundo”Ou seja:

Para não se ofender as pessoas com cabelo frágil, devemos cortar ou tapar o nosso; para não ofender as pessoas gordas, devemos abandalhar o exercício físico ou vestir uma burca; para não ofender as pessoas excessivamente magras, devemos promover a bulimia e a anorexia; para não ofender as pessoas bonitas devemos fazer cirurgias plásticas; e para não ofender as pessoas menos bonitas devemos insistir no uso generalizado da burca. Acontece que como várias destas conclusões são mutuamente exclusivas, se calhar devemos aprender a valorizar quem somos, aceitando aquilo que não pode ser mudado e trabalhando para melhorar aquilo que pode ser melhorado. E isso inclui fazer exercício físico. Como a Carolina. 

Pessoal sem noção que ofende grávidas em forma:
 Não insultem mais a vossa inteligência. Ainda por cima em público. 


9 comentários:

  1. A barriga da Carolina Patrocínio podia até nem ser muito bonita, podia ser mais pequena do que ao que estamos acostumados a ver e tudo isso, mas o mais importante é a saúde do bebé e da mãe e pelos vistos saúde não lhes falta. Está com um corpo invejável depois de ter sido mãe, pois está e isso parecendo que não dá muita dor de coto a muita gente que depois de engravidar não consegue voltar à sua antiga forma física e desculpabilizam-se como o facto "de não terem tempo" e outras coisas. Também fui das que não achou a barriga da Carolina particularmente bonita, mas também existem barrigas de grávidas que engordam sei lá bem quantos quilos que também não acho particularmente bonitas, mas lá porque eu tenho esta opinião não me dá o direito de chegar ao pé delas e dizer-lhe que as barrigas delas são feias, principalmente num momento como este.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Focaste um ponto muito importante, Minimi. É precisamente isso: a distinção entre o nosso direito à opinião e o nosso dever ao respeito.

      Beijinho*

      Eliminar
  2. Olá querida ABT,
    Para tudo na vida tem de haver pelo menos duas coisas: respeito e inteligência e esta senhora que não conheço mas não tenho nenhuma vontade em conhecer não tem as duas coisas, dentro de uma barriga está um ser humano, pode ser um génio, pode ser uma pessoa normal e por isso insultar demonstra não ter respeito nenhum pela vida humana, apenas isso, :(

    Sem mais comentários perante a desumanindade de algumas pessoas, :(


    beijinhos grandes.***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente não foi apenas uma senhora, mas várias personagens, Serginho. Seja como for, por certo mãe e bebé estão a passar ao lado desta polémica. A bebé porque não tem conhecimento do problema,e a mãe porque claramente não se importa com opiniões alheias (senão não publicava mais fotos depois das primeiras críticas).

      Beijinho grande :)

      Eliminar
  3. Chegueeeeeeeeeei :D
    E vou comentar este assunto que já deu (e ainda vai dar) pano para mangas.

    Começo por dizer que "quem não tem jeito, põe-se a jeito", e se a menina não queria criticas não punha as fotos nas redes sociais. Cada um é livre de fazer o que bem quiser (vai da consciência de cada um", mas depois tem que se ver a braços com as consequências. Se concordo com as ofensas, criticas, maldizeres de que foi alvo? Não, não concordo. Mas voltando ao inicio: quem procura, acha. (ponto prévio terminado)
    Agora passamos para a imagem grávida: digam o que disserem, venha quem vier, a imagem de grávida dela não era bonita e devo ser eu que vi mal, mas também não me pareceu muito saudavel (deus me livre de "apertar" um filho meu - não sei se aconteceu (provavelmente não, visto que a miuda nasceu bem e saudavel), mas que tinha aspecto disso, tinha! (e acho que aqui também já terminámos)
    Passando agora para a "invejavel" forma fisica dela: a mim - que sou uma minoria - a imagem dela NUNCA me causou a minima inveja - sempre gostei de mulheres bem tratadas mas não "formatadas" fisicamente. Parece que foram moldadas a regua e esquadro. E, para mim isso é feio.
    E vamos aqui concordar uma coisa: não é qualquer mulher que se pode dar ao luxo de passar horas no ginasio diariamente, como essa menina. E seja pela evidente genética, seja pela falta de tempo/disponibilidade, seja pelo que seja, a grande maioria das mulheres não consegue ter aquela figura, e ela usa isso para provocar aquilo que encontra pelo caminho: inveja.

    E não me apetece reler o testamento que acabei de escrever :$ espero que faça sentido ahah

    Tenho saudades tuas * * * <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a moça chama-se Patrocinio :p

      Eliminar
    2. [Lol Patrocínio. Vou decorar. :P]

      Chegasttteee tarrrde ;) Como sempre, não devias sequer ir embora.

      Mas vamos à polémica: Comentar uma foto de uma pessoa de outra raça dizendo que a cor dela é horrível é ser racista; comentar a foto de uma pessoa gorda dizendo que é gorda, é bullying; comentar a foto de uma pessoa beijar outra pessoa do mesmo sexo, e dizer que é nojento é homofobia. Mas comentar a foto de uma grávida e dizer que a barriga dela é feia, é normal porque ela se pôs a jeito? Os outros não se põem a jeito, por sairem de casa e tirarem fotos?

      Ninguém deve esconder a sua natureza -- e a da Carolina é ter uma veia atleta pronunciada e o corpo que ela considera bonito. Escondê-lo para que os outros não o comentem faz tanto sentido quanto dizer a todas as outras pessoas que não exponham fotos nem saiam à rua se: são altas demais, baixas demais, magras demais, gordas demais, definidas demais, olhos rasgados demais, olhos pequenos demais, dentes tortos, dentes amarelos, [adicionar adjectivo à escolha]; se usam roupa demasiado desportiva, demasiado clássica, ou da colecção do ano passado... .

      Também não concordo que seja necessário passar horas infindáveis num ginásio para se ter um corpo bonito e saudável. No ginásio e em cada há milhares de exercícios que se podem fazer com o peso do próprio corpo que deixam o corpo bonito. O youtube é rico em aulas inteiras desse género. E o tempo investido decresce ainda mais se nem se pretende atingir o nível de musculatura que a Carolina apresenta -- e a maior parte das mulheres quer ser definida mas não quer ser tão musculada, diria eu. E se não querem, porque é que têm inveja do corpo dela? E se querem e acham que ela só o tem porque tem mais tempo do que elas, porque raio é que a Carolina devia ser culpada das outras pessoas não terem tempo? Cada um vive a sua vida da forma que lhe apetece. A inveja nunca é culpa de quem a causa, mas de quem não tem esperança de vir a ser tão feliz quanto julga que é a pessoa vítima da sua inveja.

      Eu não vi a rapariga queixar-se dos comentários absurdos que recebeu. Eu é que fiquei horrorizada com a capacidade das pessoas de tentar ofender alguém que não lhes fez mal nenhum, apenas porque esteticamente não lhes agradava o que viam -- ainda que fisicamente a futura mamã estivesse em óptima forma e o bebé também. O bebé parecia-te apertado na barriga dela porque não tens por hábito ver grávidas em forma. Nem eu. Nem a maioria, arrisco. Mas costumo ver grávidas demasiado gordas (deve engordar-se cerca de 9 Kg, não são 20 nem 30), essas sim a prejudicar a saúde do bebé e a sua. E nunca as vi serem enxovalhadas. Talvez porque não causam inveja.

      Na minha opinião, é-se muito complacente com as pessoas que são desleixadas por opção, e muito exigente com aqueles que são felizes. Porque a felicidade deles incomoda os outros e, então, passa a ser responsabilidade deles serem mais infelizes para não deprimir (ainda mais) as vidas alheias. E isto não faz sentido nenhum na minha cabeça.


      [Saudades tuas a quadriplicar * * * * *]

      Eliminar
    3. Princesa, o teu comentário estaria perfeito se, na minha opinião, não tivesses estragado logo tudo no primeiro parágrafo... :p Não podemos comparar este caso a pessoas de outra raça ou homossexuais. Uma coisa é ter "culpa" do que se passa, e outra é isso lhes ser inato.

      E a Carolzinha é das mulheres mais feias (a todos os niveis fisicos) que eu já vi na vida. Juro :$ ahah

      Eliminar
    4. Minha pimpolha Lia,

      Com que então estar acima do peso, e (estando ou não) tirar fotos para colocar num perfil numa rede social é inato? Não me baralhes :P

      Mesmo que a Carolina seja feia (feio ou bonito é muito subjectivo como sabemos) ninguém pode dizer que ela não está em forma. E é disso que se trata: estar a gerar um pequeno ser na melhor forma física possível e ser atacada por isso :P It's just silly.

      Eliminar

Outros pensamentos