sábado, 7 de dezembro de 2013

Do Amor incondicional



Foi hoje que ouvi um amigo dizer que Ama incondicionalmente uma mulher. Disse-o ao meu lado, enquanto dividíamos uma garrafa de vinho e uma chouriça assada cortada em fatias pequeninas. Uns minutos antes, enquanto eu procurava desesperadamente palitos na minha cozinha para poder picar a chouriça, ele já me tinha dito que anda um bocado em baixo.
Andar um bocado em baixo e Amar incondicionalmente alguém são duas expressões que normalmente dão as mãos.O Amor sem condições não é Amor, é uma desistência de nós mesmos. Enfim, talvez também seja, no verdadeiro sentido do termo, uma infantilidade.
Digo-o, porque foi com a idade (talvez até tardiamente) que percebi a coisa. Agora só Amo com condições, sendo que a maior condição de todas é ser Amado também. Sem essa condição, o melhor que pode acontecer ao interesse por uma mulher é ser isso mesmo: um interesse, uma investigação, uma eventualidade.
Amar incondicionalmente já me aconteceu. Apercebi-me do erro quando dei por mim a mergulhar esse Amor em alguns copos de vinho, como estes que bebíamos hoje, mas sem chouriça, sem palitos e sobretudo sem amigo ao meu lado. O Amor incondicional é a mesma coisa que a solidão, porque quem Ama sem condições não se faz desejado por ninguém.
O vinho, tal como o Amor, deve ser sempre partilhado. E um amigo com quem dividir uma garrafa é bem mais importante que um Amor impossível.

Bagaço Amarelo 

7 comentários:

  1. O amor pelos filhos não é um amor incondicional, por exemplo? :P

    (passa no meu blog e divulga sff o pedido de ajuda que postei...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é uma pergunta muito difícil de responder. Ainda não sou mãe, não posso falar com conhecimento de causa, mas claramente nem todos os pais amam os seus filhos. Também é facto que de todos os casos que me ocorrem, a culpa do não-amor não é resultado de alguma coisa que os filhos tenham feito. Não é que não sejam bons meninos; os pais é que são incapazes de sentir um sentimento tão nobre. Mas também não conheço de perto casos de filhos abusadores, que espancam pais, que os roubam (que abusam deles física e psicologicamente enfim), para saber se o Amor daqueles pais resiste a tal coisa... :(

      No caso deste post em particular falava-se "apenas" de Amor Romântico :P

      Eliminar
  2. Sim o amor pelos filhos é o único amor incondicional que conheço e não faz mal antes pelo contrário não tem contra indicações.....;)
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De assinalar que as mães são muito suspeitas quando se fala de Amor pelos filhos, porque foi provado cientificamente que guardam no cérebro (que é mesmo para não deixar nada ao acaso) ADN do filho, que lá foi parar aquando da gestação. Ou seja, os rebentos passam a ser parte delas quer queiram, quer não :P

      Bom fim-de-semana

      Eliminar
  3. Olá querida ABT,
    Não é necessário afirmar porque o amor incondicional o único que existe é o Amor entre pais e filhos mas até esse é possível de discussão, mas esse aceito.

    Não vou deixar palavras bonitas porque não sigo a moda de algumas pessoas. Estando de acordo com a opinião/afirmação do Roger reforço apenas as belíssimas palavras do texto em cima:
    "O Amor incondicional é a mesma coisa que a solidão, porque quem Ama sem condições não se faz desejado por ninguém.
    O vinho, tal como o Amor, deve ser sempre partilhado. E um amigo com quem dividir uma garrafa é bem mais importante que um Amor impossível."

    Até na amizade há condições e temos de ter uma atitude racional e com condições referente à mentira e quando as pessoas brincam com os nossos sentimentos, se isso acontece na Amizade quanto mais em relação ao Amor onde a partilha, os sentimentos, os sonhos, o caminho entre duas pessoas é muito maior, por isso existem condições e é muito bom que existam condições.
    No meu leque de poucos amigos tenho pessoas como tu, nem todas as pessoas têm o coração e a essência capaz de ter e alimentar uma amizade sincera e verdadeira.

    beijinhos e um excelente fim-de-semana.


    PS: Desculpa o desabafo mas estão interligados e as condições existem em ambas as relações, na Amizade e no Amor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Serginho :)
      As tuas palavras são sempre bem-vindas* Como tu também concordo que o único Amor Incondicional que existe é o Amor entre pais e filhos "mas até esse é possível de discussão" em alguns casos.

      Beijinhos de excelente fim-de-semana*

      Eliminar
    2. Nos casos de violência ou outro tipo de actos, :(
      Em tudo há limites, eu sei que são bem vindas e são sinceras e verdadeiras.

      beijinhos de excelente fim-de-semana***

      Eliminar

Outros pensamentos