sexta-feira, 8 de novembro de 2013

A minha definição de: estupidez



Em geral considero-me uma pessoa tolerante. A diferença não me faz confusão nenhuma, faça eu parte dela ou não. Mas uma coisa me irrita: a estupidez. 

Não é fácil achar que alguém é estúpido. Como já abordei de uma forma mais detalhada (aqui), não saber fazer determinada coisa ou não ter conhecimento de determinado evento não é, para mim, sinónimo de estupidez. Pode ser sinónimo de falta de informação, de preguiça, mas nada me garante que a pessoa não seria excepcional nesses mesmos assuntos se tivesse curiosidade em estudá-los.

Estupidez passa, na minha opinião, por avaliar os prós e contras de determinada atitude e, sem motivo de força maior, avançar numa direcção claramente perigosa/que não trará vantagem (vulgo: imbecil). Ou pior: ter um cérebro e nem sequer fazer uso dele antes de avançar em determinada direcção. Como este marmanjo, que achou que era boa ideia pegar num pedaço de carne e abaná-lo em frente a um aligátor de vários metros de comprimento, num terreno enlameado em se enterrava até aos joelhos facilmente. Até ficar sem um braço. [O vídeo do youtube não mostra o incidente, podem ver tranquilos. O facto só é mencionado no episódio completo de que esse pequeno vídeo faz parte, que assisti através do canal Nat Geo Wild]

Situações como esta tornam-me imune a sentir compaixão pelas pessoas envolvidas. E aquele rapaz em particular pode agradecer à vida por ter sido tão modesta na sua lição. 



6 comentários:

  1. Claramente, estupidez! Há gente que não tem a mínima noção do razoável...

    ResponderEliminar
  2. Olá querida ABT,
    Começo a chegar a uma altura na minha vida em que pouca coisa me espanta, tenho a certeza que para tudo na vida há limites até para a estupidez mais pura.
    Lamentável estes casos e pior vir de uma pessoa, que é dita como animal racional, porque disso tem muito pouco, :(.

    Ficam os desejos de um excelente fim-de-semana, sem coisas estúpidas pelo meio, :)

    beijinhos grandes e muitos e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar da carinha triste, até me arrancaste uma gargalhada com "Começo a chegar a uma altura na minha vida em que pouca coisa me espanta". Tens toda a razão, Sérginho :P

      Beijinhos e um excelente fim-de-semana para ti também (nem de propósito) :)

      Eliminar
  3. Há gente idiota demais. De facto, o gajo até pode agradecer "só" ter ficado sem um braço :/

    ResponderEliminar

Outros pensamentos