segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Crónicas das férias #3


Eu fujo da água gelada do Atlântico ao norte de Portugal, como da chuva no Inverno. Aliás, eu fujo da praia em geral. Mas ele, residente na Suíça e de visita a casa [do outro lado do Atlântico] apenas nas férias de Natal, não podia perder a oportunidade.

Levou-me pela mão até ao pé do mar para sentirmos a temperatura da água. Os blocos de gelo flutuantes não eram visíveis mas eu sabia que estavam algures. Pensei, inocentemente, que percebendo a delícia de água que ali se encontrava, manteria uma distância de segurança. Mas não... disse-me que ia nadar. Percebendo a minha expressão de horror, pediu-me um beijo de incentivo antes de corajosamente entrar no mar. E eu assenti, porque poderia ser o nosso último beijo, não é? E com aquela doçura que lhe é característica aproveitou a proximidade para me levar em braços para a água. Eu estava, a bem da verdade, em estado de choque -- que é como quem diz: em silêncio mas com vontade de gritar. A viver a eminência de um trauma duradouro só me saiam palavras tão astutas quanto o número de telefone da emergência em Portugal -- It's not 911! E ele, visivelmente compadecido da minha dor, gargalhava.

A doce persistência resultou numa tarde de diversão no mar como há muitos anos não vivia. É certo que deixei de sentir as extremidades a determinada altura, mas nada que o amor e o sol da maravilhosa praia de Matosinhos não tenham conseguido aquecer novamente 

21 comentários:

  1. Óóóóóóóó:)
    "Quilindos":) Que momento tão doce e que descrição tão cómica:) Loved it!

    Estiveste tão pertinho de mim ♥

    jinhossssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesse caso, na próxima oportunidade vou avisar-te ;')

      Beijiinhooos ♥

      Eliminar
  2. Tenho saudades da praia de Matosinhos.... no inverno!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesse caso, temos de remediar esse problema, Liazinha :D

      * * * * * *

      Eliminar
    2. Se for já neste inverno, por mim está mais que perfeito! <3 *

      Eliminar
    3. Não deixemos para o ano o que podemos fazer neste, já reza a história ;))
      Está combinado! :*

      Eliminar
    4. Venha outubro, e depois que chegue o inverno :) *

      Eliminar
    5. Há lá plano mais fofinho? :) *

      Eliminar
    6. Not.... AT ALL!

      [já tinha tantas saudades tuas... não tens noção! :$]

      Eliminar
    7. As saudades que tenho de ti estão sempre aqui, 24/7*

      Eliminar
  3. Não conheço a praia de Matosinhos, mas a Figueira da Foz, em termos de temperatura da água, também não é para meninos :P
    Aliás, fazer praia na Figueira não é mesmo para meninos, desde a ventania, passando pela água fria e pelas ondas :P
    Mas, pela minha parte, ao longo dos anos fui-me habituando.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também achei que me tinha habituado às nortadas e à água gelada... mas dificilmente passo umas horas na praia (que não seja a tomar pequeno-almoço numa esplanada à beira-mar) e quando o faço descubro que não quero entrar na água ;) Acho que estou a fazer batota...

      Eliminar
  4. Olá ABT,

    Adorei a cumplicidade do momento e foi mais um momento mágico que ficará gravado no vosso corração, realço a tua frase que define esse momento mágico: " A doce persistência resultou numa tarde de diversão no mar como há muitos anos não vivia. É certo que deixei de sentir as extremidades a determinada altura, mas nada que o amor e o sol da maravilhosa praia de Matosinhos não tenham conseguido aquecer novamente ❤".

    Em relação à água gelada e à chuva de inverno eu não fujo existe um cumplicidade muito grande entre a minha pessoa e a água.

    Em relação a esse lugar, a praia de Matosinhos é um lugar mágico, guardo muito boas recordações, a praia e o mar têm um efeito mágico em mim.

    Por fim, esta partilha define bem o vosso Amor e daquilo que ele é capaz, tenho a certeza que é capaz de tudo e isso deixa-me muito contente.

    beijinhos grandes*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, Sérginho. A persistência não raras vezes compensa... e esta foi apenas mais uma prova (original) dessa lição.

      Uma vez que Lia, tu e eu temos uma ligação tão bonita à praia de Matosinhos e a Suri anda por perto, parece-me que encontrei o sítio ideal para vos abraçar a todos ;)

      Obrigada pelas palavras :') Beijinhos*


      Eliminar
    2. YESSSSSSSSSSSSSSSS!:) I´ll be there!:)
      Quem sabe do lado de Gaia a àgua não é um pouco mais quentinha?
      As esplanadas em Gaia no Inverno também são gostosas...costumo dizer porque sou malandra é que o que Gaia tem de mais bonito é podermos comtemplar o Porto de uma forma única:))))

      Jinhosssssssssssssss

      Eliminar
    3. Eu aceito as sugestões, até porque será o abraço na praia de Matosinhos será apenas um de muitos, Surizinha :) Além disso nunca experimentei a água em Gaia, se me dizes que é mais quentinha eu vou já a correr!!!

      Beijinhos, muitos!

      Eliminar
    4. Olá ABT,

      Em relação ao sítio ideal adorei a ideia, para mim todos os locais são bons mágicos para dar e receber um abraço.

      Confesso que na praia de Matosinhos e no centro comercial NorteShopping passaram os meus melhores amigos por isso sugestão aceite.

      Se antes tinha a certeza que ia abraçar dezenas de pessoas, hoje sei que mesmo que eu tendo essa vontade se a pessoa não quiser não há abraço, mas sei que há uma pessoa muito querida, que pelas palavras, pelo apoio, pela amizade inesquecível tem uma vontade em dar e receber um abraço e acho que sabes quem é, és tu minha querida amiga ABT.

      O local não é mais importante, mais importante é a vontade em dar e receber um abraço, quem sabe se na Suíça não é outro local possível para um entre tantos abraços, :)

      beijinhos grandes e um excelente fim-de-semana.

      Eliminar
  5. Olá Sérginho,

    Os amigos são bem-vindos em todos os lugares em que me encontre. A Suíça é claramente um deles, já que pretendo mudar-me de malas e bagagens :)

    Beijinho grande e obrigada pelas lindas palavras.
    Tem uma liinda semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá ABT,

      E vais conseguir, e mais rápido do que aquilo que pensas ou imaginas, :)
      Nada a agradecer e por uma simples razão: os amigos estão sempre presentes.

      beijinhos grandes e uma semana linda e cheia de sucessos*

      Eliminar
  6. Olá minha ABT ♥

    Não sei porque insistes em mimar-me?! :') Ora bem, praia com calor não é a minha praia, e sentido de orientação muito menos. :P Isto para dizer que eu gosto de praia ao pôr-do-sol, e para passear em dias mais frios (se bem que às vezes o vento quase nos faça voar), e que já andei pelas praias de Matosinhos, mas não lhes conheço o nome! Indagadas pessoas com melhores capacidades "intelectuais" que as minhas, acho que já sei qual é a praia de Matosinhos, é aquela que fica logo a seguir ao Castelo do Queijo, certo? Portanto, se não estiver calor e houver abraços contem comigo, aí sim estarei na minha praia. :)

    Beijos, muitos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Canca,

      Tu é que insistes em merecer ser mimada... eu limito-me a ser coerente*
      Fica combinado para um dia de frio, já que és "da equipa" da Lia :) Mal posso esperar por vos ver*

      Um abraço carinhoso*

      Eliminar

Outros pensamentos