quinta-feira, 29 de agosto de 2013

O poder da autenticidade



A simplicidade é uma característica difícil de descrever mas aquela que provavelmente mais me encanta em alguém. A simplicidade a que me refiro não liga a títulos académicos, a posições ocupadas, trabalhos pomposos ou roupas de marca; é fiel a si mesma e trata a todos da mesma forma. Não permite que o tom de voz ou a verbalização das ideias do seu portador saia alterada, independentemente daquele com quem fala. 

Este exercício pode parecer simples, mas é por vezes complicado. Se nos movimentamos em dois mundos diferentes tendemos a tentar adaptar-nos àqueles que nos ouvem, muitas vezes sem intenção de sermos quem não somos -- apenas com o objectivo de que a comunicação saia favorecida.

Mas não há nada que bata a beleza que irradia alguém que comunica com elementos de qualquer mundo com a mesma naturalidade. Não uma naturalidade aparente, contruída; refiro-me à naturalidade de quem é tão seguro de si mesmo que não pode evitar ser senão quem é, em qualquer ambiente, em qualquer circunstância, e que por isso mesmo cativa em todos os ambientes e circunstâncias como se tivesse crescido neles.

E estas pessoas brilham tanto na sua própria luz que me deixam inebriada.
Como o senhor que vende sofás que conheci ontem.

9 comentários:

  1. Sinónimo de verdade, daquilo que é naturalmente genuíno e por isso tão difícil de encontrar...
    Também me fascina o brilho das pessoas que a (de)têm :)
    Um beijinho ABT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser que a luz de uns, inspire os restantes a brilhar :)
      Um beijinho Helena*

      Eliminar
  2. Também me encanta a simplicidade, o ser fiél ao que se é independentemente do que possam tentar "impor". Tento ser assim, muito embora não seja nada segura de mim, apenas não sei fingir ser o que não sou. Confesso que, algumas vezes para não me mascarar escondo-me. O ser humano seria bem mais bonito sem a capacidade de mentir...
    A escolha da imagem encanta-me, encantam-me os elefantes, enormes no tamanho e capazes de tanta delicadeza, tanto sentimento.
    Encantas-me tu por seberes mater-te simples e apreciares a simplicidade, obrigado pela partilha, pelas partilhas. :)*

    Abraço apertado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a tua luz já chega através de um blogue, com certeza brilhas ainda mais pessoalmente. Talvez a segurança que achas faltar-te chegue quando, em vez de te esconderes (e de te mascarares), ficares. Quem sabe o que acontecerá? :')

      Temos os corações em uníssono em relação à imagem, aos elefantes, e à forma como vemos uma à outra... e que bom é sentir isso :') Obrigada, Canca*

      Abraço forte


      Eliminar
  3. Subscrevo a 200%.
    Infelizmente, essa naturalidade e simplicidade é cada vez mais difícil de encontrar :/
    Quanto a mim, sou ali como a Canca: "Tento ser assim, muito embora não seja nada seguro de mim, apenas não sei fingir ser o que não sou."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sendo um facto que é cada vez mais difícil encontrar pessoas com tais caractéristicas, a situação pode tornar-se nossa aliada: é cada vez mais fácil distinguir pessoas únicas de quem não é tão especial assim.

      Olhos abertos, portanto :) E não desanimes com a escassez, Roger. Essas pessoas também andam à tua procura.

      Eliminar
  4. Olá querida ABT,
    Não podia estar mais de acordo com as tuas palavras, só não sei se a simplicidade é difícil de descrever e isto porque para mim é a coisa mais natural do mundo. Encaro a mesma como se fosse uma linguagem natural em que não precisa de qualquer aprendizagem pois já nasce com cada um de nós.
    Quando as pessoas na rua e após alguns minutos de conversa ou de pequenos gestos terminam a frase: Sérgio tu não existes ou pareces uma criança, estou na minha forma natural sem qualquer tipo de máscara, por isso também a minha adoração pelas crianças e a minha vontade em permanecer uma eternamente, sem qualque máscara ou barreira que me impeça de ser assim deste modo.

    Agora lembrei-me de uma história mas que depois conto, foi quando um dos meus amigos me revelou acerca da minha natureza.

    Não é difícil de descrever mas é uma coisa rara nos dias que correm mas vão sendo cada vez mais a esperança deste mundo como se de pedras preciosas se tratassem.

    Eu acho que tu conheces duas pessoas onde essa pedrinha preciosa está presente esse senhor dos sofás e tu e eu conheço uma que desde o primeiro dia revelou essa característica rara e que tu também a conheces.

    Parabéns pela imagem, simplesmente adorei e obrigado pela partilha da pequena reflexão que nos obriga a reflectir sobre tanta coisa.

    beijinhos grandes e uma semana mágica*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sérginho,
      Obrigada eu pelas tuas palavras, sempre tão generosas. Até me deixas encabulada...

      Beijinho grande*

      Eliminar

Outros pensamentos