segunda-feira, 17 de junho de 2013

Presentes da vida


Arrisco dizer que ninguém quer aprender -- queremos que a vida nos presenteie. Não queremos ter de escolher -- queremos um destino perfeito, recheado de pessoas perfeitas, de eventos perfeitos, de caminhos perfeitos. Evoluir parece cansativo, lutar por alguma coisa só parece bom em teoria. Na prática, seria ideal que as coisas nos caissem no colo. 

Mas o erro faz parte do progresso. As pessoas erradas entram e saem da nossa vida a seu bel-prazer, até nós aprendermos a seleccionar quem entra e a convidar a sair, mais cedo, quem não se adequa ao nosso mundo. Não escolhemos sempre a actividade profissional que mais nos realiza,  e o caminho não é sempre florido, mas podemos aprender a interpretar os sinais e a seguir caminhos diferentes. Podemos até cuidar da paisagem na viagem.

Podemos tudo e essa possibilidade é infinitamente mais interessante do que fazermos biquinho e esperarmos que a vida se lembre de enviar o batalhão certo de abelhas de forma a repopular o caminho com flores, e de limpar a trajectória com ventos bem mandados só para que possamos passar.

Tentar e tentar de novo. Antes de sermos especialistas seremos sempre iniciantes. Iniciantes que cometem erros. Que fazem más avaliações, que se decepcionam com elas, e que tentam de novo.

Tentam de novo. Até conseguir.
E o presente da vida é esse: desafiar-nos a sermos melhores do que éramos.

4 comentários:

  1. Diz-se que as coisas mais saborosas da vida são aquelas que são conquistadas :)

    ResponderEliminar
  2. Todos cometemos erros, aqueles que não o reconhecem retiram-se a possibilidade de evoluir, de conseguir, fecham-se a um mundo de possibilidades...

    Beijos minha querida. :)

    ResponderEliminar
  3. Olá querida ABT,
    Este belíssimo terá uma reflexão profunda da minha parte num "lugar" ideal mas deixo-te a minha singela opinião aqui.
    Todos os dias erro e peço sempre para ser um iniciante e errar sempre.
    Penso que todas as pessoas erram não há pessoas perfeitas. No erro e na aprendizagem desse mesmo erro é que está a evolução da pessoa.

    E se errei centenas de vezes o ano que passou, espero que este ano continua a errar.

    Para terminar, errar é humano e até perfeito da condição humana, insistir no mesmo erro já não, :)***

    beijinhos grandes e uma excelente semana.***

    ResponderEliminar

Outros pensamentos