terça-feira, 25 de junho de 2013

Da inteligência, dos hábitos de sono e da ciência-que-não-é-ciência



Incomoda-me profundamente que a ciência seja associada à disseminação de crenças que em vez de darem poder (através do conhecimento): limitam as pessoas. E incomoda-me porque, até hoje, sempre que me deparei com tais situações, a ciência envolvida não era digna desse nome: o termo estava apenas a ser usado para conferir credibilidade ao método e às conclusões, mas não se ajustava aqueles que são os mandamentos da ciência.

O mais recente exemplo, que tomou grandes proporções e não merece credibilidade, é o estudo que tenta relacionar quociente de inteligência (QI) e padrões de sono. Quem dorme mais tarde é mais inteligente, ou quem tem QI baixo acorda cedo e funciona melhor durante o dia foram frases que li na imprensa que me chocaram pela facilidade com que podem arruinar a auto-confiança de uma criança, adolescente, ou mesmo de um adulto desinformado que acredite na veracidade de tais afirmações. 

É natural que não seja do conhecimento público que há revistas científicas de várias qualidades, e que aquele "estudo" tenha sido publicado numa revista fraca, mas o jornalista que publica estas notícias, com estas manchetes, deveria pelo menos certificar-se da credibilidade da informação. Neste caso, o artigo é tão estúpido que fala por si só -- no entanto, em caso de dúvida porque não pedir uma opinião de cinco minutos a dois ou três cientistas portugueses, para tornar a matéria mais rica e mais fidedigna?


Na leitura do artigo vi tantas falhas graves que nem percebi como o estudo foi aceite para publicação:

1) Os testes de QI aplicados versaram, entre outros, conhecimentos de ciência, cultura geral, compreensão escrita, matemática e eléctrica. No entanto as questões não podem ser usadas fora dos Estados Unidos da América porque, e passo a citar, o método não é conhecido fora daquele país. Falha 1: qualquer estudo científico (digno desse nome) tem como base a reprodutibilidade do método e dos resultados em qualquer ponto do mundo. Só assim se chegam a conclusões credíveis.

2) Como se não bastasse o teste de QI ser suspeito, a idade dos indivíduos em estudo encontra-se entre os 17 e 34 anos. Falha 2: Como se pode comparar a capacidade cognitiva de um grupo de indivíduos, tendo por base perguntas sobre ciência ou cultura geral, se os indivíduos adultos contam com até 17 anos extra de assimilação de informação comparativamente com os adolescentes?

3) Para acessar se se tratavam de aves diurnas ou nocturnas, a pergunta efectuada ao grupo foi a seguinte: "Assumindo condições ambientais adequadas, quão facilmente se levanta de manhã? (1, com muita dificuldade; 2, com dificuldade; 3, facilmente; 4, muito facilmente)." Falha 3:  Qual é a diferença entre muita dificuldade e pouca? Não sabemos, porque a pergunta está mal formulada, logo a resposta é subjectiva. E quão cedo é de manhã? Se eu acordar às 11:30h e disser que acordo muito facilmente -- isso leva-me a integrar o grupo dos que funcionam melhor de manhã?

4) Como não me apetecia continuar na pobre secção de métodos, porque este estudo é uma estupidez pegada, passei directamente à discussão de resultados e conclusões, para ler que "Os resultados carecem, obviamente [?!], de replicação". Falha 4: Bem, é um facto que é óbvio que o estudo foi mal desenhado, mas não esperava que os autores tivessem consciência disso. Mas não só têm, como assumem que não o replicaram [com indivíduos diferentes], o que nos leva de volta à falha 1.

Acho que não preciso dizer mais nada sobre a credibilidade que as conclusões tiradas merecem. 

Descansem os adeptos do deitar cedo e cedo erguer: não há nada de errado ou menos meritório convosco [apenas com as pessoas que acharam que este estudo merecia ser publicado].

10 comentários:

  1. E se há grávidas capazes de matar auto-estimas (*cof cof cof*) há cientistas que me matam é por completo a mim :c

    Eu sou bóé inteligente, sim? :c e deito-me tarde, e ODEIO levantar-me cedo! Pimbas. Fim de conversa :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol

      Não tenho qualquer dúvida disso, princesa Lia :) Eu só disse que o estudo está mal feito, não coloquei em causa a inteligência com que a natureza te dotou* Ela foi generosa ;) *

      Eliminar
    2. E eu estou com a Lia a 100% :P
      Também me deito tarde e odeio acordar cedo!
      Sôdona ABT, este post é por acaso um ataque aos noctívagos? ;P
      Beijinho

      Eliminar
    3. Não senhor, Sô Dom Roger! O facto da inteligência não poder ser medida, não torna os late owls menos inteligentes do que as early birds, ora essa :) O estudo só não tem relevância no atestado de estupidez que passa aos adeptos do levantar cedo :P

      Não me interpretem mal, twin souls!*

      Eliminar
  2. A forma facilitada como a desinformação circula hoje me dia é assustadora, e não é raro ver-mos as pessoas a debaterem-se agarradas ao argumento do "li no Jornal, vi na revista, ouvi na televisão", e aí de quem lhes diga que essas informações não são fiáveis.
    Ainda não tinha ouvida falar dessa notícia, eu que me levanto cedo, embora a minha vontade fosse permanecer na cama!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chamada de atenção muito pertinente, Canca. Também já assisti a debates com esses argumentos, o que sempre me assusta um bocadinho. Cultivar o pensamento crítico é essencial. Mas incentivar os alunos a memorizar, mais do que a compreender e raciocinar criticamente, não ajuda...

      Chegamos a uma fase em que o google é o nosso melhor aliado no que toca a consultar informação. É necessário regressarnis à origem e promovermos o gosto pela descoberta, pelas associações lógicas, pela ponderação entre o que parece certo e o que o é.

      Beijinhos*

      Eliminar
  3. Os testes de QI são altamente limitativos e redutores, por isso há que ter muito cuidado na interpretação dos resultados da sua aplicação. Normalmente apenas avaliam competências que podem ser adquiridas em contextos de aprendizagem formal, ou então apenas incidem sobre uma determinada área do nosso pensamento. Por isso, cada vez defendo mais a teoria das inteligências múltiplas.

    http://www.lavarcabecas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente, mmm's. Obrigada por chamar a atenção para as acentuadas limitações dos testes de QI, que continuam a ser completamente ignoradas (propositadamente), em prol de estudos parvos como este.


      Eliminar
  4. Olá ABT,
    Não li o estudo e não vou ler sobre o mesmo porque estão pessoas muito queridas para mim neste post e vou deixar apenas a minha opinião e estes estudos para mim são uma perda de tempo.

    Há uma coisa que me entristece é quando um estudo pouco ou nada acrescenta ou pior limita a opinião. Para mim a ciência e outras áreas são coisas que eu gosto e sempre gostei na minha vida mas tenho uma opinião formada de todas. A ciência tem que trazer a palavra descoberta e imaginação sempre agarradas porque só assim ela pode evoluir.

    Acordar cedo ou tarde, ser inteligente ou menos são características de cada um, eu adoro acordar cedo, para mim acordar as 5:30 ou 6h e estar a trabalhar às 7h é um prazer e não um sacrifício como é para muitos. É quando eu atinjo o pico de maior rendimento, já fiz a experiência e já trabalhei à noite o rendimento não era igual esta característica faz parte do ADN de cada um e este tipo de estudos nunca são claros e pior criam dúvidas e limitam. Gosto de certezas do tipo 2x2 = 4 e não estudos que podem ter outro interesse mas na minha opinião não acrescentam nada.

    Mas nisto tudo há uma história engraçada, tinha um amigo que era o oposto de mim e quando eu pensava em ir dormir ele acordava-me com um sms e vice-versa,
    Quando às 23h estava a pensar dormir ou a dormir recebia um sms e o mesmo ele podia dizer, bem ao fim de algum tempo lá conseguimos lidar com isso mas isto só para dizer que as pessoas são como são e é uma característica delas, claro está que se torna num hábito mas isso para mim é uma rotina saudável apenas.

    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faço minhas as tuas palavras, Sérginho: "Há uma coisa que me entristece é quando um estudo pouco ou nada acrescenta ou pior limita a opinião."

      Há sempre uma forma de atingirmos o equilíbrio, quando estamos dispostos a isso. Ahhh, a amizade :)))

      Beijinhos e excelente semana!*

      Eliminar

Outros pensamentos