sexta-feira, 24 de maio de 2013

"Porque sorrio? Porque posso."


Apesar de podermos direccionar o olhar, insistimos em focá-lo na coisa errada: na mais triste, na mais stressante, na mais temida. E geralmente a tristeza, o stress e o medo estão apenas na nossa mente. Estranha forma de vida, como cantaria a Amália.

Fixar o olhar (interno e externo) no que é alegre, sereno e valoroso é uma opção tão mais doce...!

8 comentários:

  1. e tão mais difícil... diz a céptica/pessimista de serviço ):(

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço desculpa de me meter na conversa menina Canca, mas como o país atravessa uma crise económica, as pessoas cépticas e pessimistas deviam fazer alguns dias de greve e ser mais felizes.

      Era mesmo para te roubar um sorriso, :) consegui?

      É difícil mas não é impossível.

      beijinhos grandes às duas e bom fim-de-semana ABT e Canca.

      Eliminar
    2. Eu concordo com o Sérginho que é difícil (apenas porque estás habituada a dar mais atenção ao que pode correr mal, Canca*) mas não é impossível. Especialmente se te dedicares, conscientemente, a contrariar os pensamentos negativos. No começo vais corrigir-te mentalmente 150 mil vezes por dia, mas depois o novo hábito também se instala... :) E é tão melhor do que o outro... :)

      Beijinhos, Canca*

      Eliminar
    3. Beijinhos e uma excelente semana, Sérginho :)

      Eliminar
  2. É como termos tendência a recordar mais as coisas más do que as boas, desde sempre tentei contrariar isso, que parece uma tendência inerente ao próprio ser humano, não é um exercicio nada fácil, mas compensa muito :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom ler estas palavras, Poppy! Se tivesse lido este comentário antes de responder à Canca, ter-lhe-ia pedido apenas para ler o teu testemunho :)

      Beijinho*

      Eliminar
  3. Olá ABT,
    Essa música da Amália fez-me recordar bons tempos, e hoje sorrio porque o fado é um genéro de música que gosto, os sentimentos estão presentes na voz e as histórias parecem um episódio real.

    Em relação ao tema propriamento dito, porque nos rendemos à tristeza, ao medo e ao stress para mim tem uma explicação simples.
    O que é mais fácil para nós? Porque é fácil para nós termos a ideia de desistir, a ideia de que não vale a pena. É o caminho mais fácil e existem algumas razões:
    1- Somos contagiados com aquilo que nos rodeia.
    2- O passado tem uma história, mesmo que tenhamos força para viver o presente e sorrir para o futuro, temos sempre a mania de invocar um passado como um peso grande e não como um caminho percorrido de que devíamos ter orgulho nele.
    3- Entre o sonho e a concretização desse sonho, existe um longo caminho, assim como sonhar é o primeiro passo, um longo caminho é feito de centenas de passos, nem sempre com dias de sol também temos dias tempestades, nem sempre um caminho plano também temos caminhos a subir e com buracos e por último nem sempre estamos de pé também caímos inúmeras vezes, agora temos de ter vontade em nos erguer depois da queda e sorrir porque continuamos no caminho e não temos vontade em baixar os braços.

    Por isto e mais algumas coisas nem sempre é fácil focar-mo-nos naquilo que é importante para nós e que nos faz viver na plenitude da palavra.

    Bem foi um bocadinho longa a minha explicação mas é um tema que devia ser debatido mais vezes e reflectido por nós vezes sem conta, para mim errar é normal, eu erro todos os erros, agora insitir num erro ou não ter a capacidade para sermos mais forte do que a tristeza é um problema que deve ser combatido diariamente.

    beijinhos e bom fim-de-semana.

    PS: Alguém me dizia: Ser feliz é uma tarefa diária e que depende somente de cada um de nós.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sérginho, a tua explicação tem tanto de longa quanto de assertiva e valiosa. Subscrevo inteiramente!*

      Beijinhos :)

      Eliminar

Outros pensamentos