quinta-feira, 23 de maio de 2013

Meditação: truques e dicas (e a minha experiência)



A meditação não tem muitos segredos. É complicada por ser tão simples -- acho que as nossas cabecinhas se habituaram à multitude de tarefas em pouco tempo. A rapidez com que passamos de uma actividade para outra exigiu pronta resposta do cérebro que, uma vez adaptado, tem dificuldade em abrandar.

A meditação é uma forma de nos ouvirmos. De nos encontrarmos em nós, no silêncio. Quantas pessoas descrevem o estranho fenómeno de terem ideias no duche? Mas em que outras situações se permitem estar sozinhas sem distracções -- como um telemóvel, um comando televisivo ou um computador?

Meditar é abrir espaço para escutar. O som virá de dentro. Às vezes parece que estamos a falar sozinhos mentalmente, outras vezes pensámos na lista de afazeres para o dia seguinte -- a lista de distracções é infinita. Mas tudo o que precisamos é ser pacientes em relação à capacidade de saltar de um pensamento para o outro, mesmo quando queremos abrandar. 

No começo é mais fácil prestarmos atenção a algum tópico ou imagem mental em particular. Os mais perfeccionistas chamar-lhe-iam neste caso: Contemplação, em vez de meditação. Eu chamo "caminho para meditar". Eu comecei por fechar os olhos (mas podem mantê-los abertos se preferirem), num lugar tranquilo e silencioso (mas podem ouvir ruído de fundo, se for familiar e vos tranquilizar) e sentar-me numa posição confortável (no chão ou noutro espaço é indiferente desde que mantenham uma posição ergonómica correcta). De seguida foquei num lugar que me faria sentir protegida e tranquila. Para mim foi um jardim. Imaginei todos os detalhes desse jardim. Percorri-o na minha imaginação. Senti-o vívido ao ponto do aroma da relva e o canto dos passarinhos ser bem presente. Imaginei um rio perfeito e calmo, com água curativa. Imaginei que podia respirar debaixo dessa água e explorei o fundo do rio, as cores, as plantas e os animais. Uma vez familiarizados com o ambiente... coisas vão acontecer. Seres vão aparecer. 

No começo apareceram animais. Que falavam claro. Resistam à tentação de julgarem o que é dito, de ridicularizarem a vossa imaginação. Simplesmente aproveitem a viagem e divirtam-se. Mais tarde seres, vestidos de branco, deram o ar da sua graça. Claro que assim que vi alguém com uma forma humana corri na sua direcção e fiz mil e uma perguntas. Não me respondiam. Arrisco dizer que me ignoravam. Este foi o maior teste à minha paciência: relaxar ao ponto de já não ser importante que comunicassem comigo. Habituei-me à presença daqueles seres cujo rosto não via de forma definida e continuei a explorar o meu jardim. Encontrei bibliotecas extraordinárias, onde pirilampos me apontavam o livro a desfolhar. Às vezes os livros estavam vazios, outras vezes animados como um filme onde via partes da minha vida e do que parecia ser o meu futuro. Quando eu já não esperava, os seres começaram a falar comigo. Eu escutava-os com maravilhada atenção. 

Deixa de ser relevante se o que se passa na nossa mente é real ou uma alucinação, se estamos a comunicar com alguém que existe, quem sabe noutra dimensão, ou se é produto da nossa imaginação. Porque a sensação que trazemos desse lugar é tão perfeita, que vibramos naquela frequência o resto do dia. 

Nesse lugar recebi indicações de ideias e projectos no meu campo profissional que viriam a vencer concursos internacionais. Ainda que a minha formação científica me diga que recebi a informação de mim mesma, do meu subconsciente, a sensação de magia não se perdeu e a minha ligação à espiritualidade (diferente de religião) e à unidade, acentuou-se. 

Os meus truques e dicas:

1. Vistam roupa confortável e adoptem uma posição relaxante
Quanto menores os motivos de distracção mais eficiente o relaxamento. Se optarem por se deitarem em vez de sentar, é provável que adormeçam. Mas não desmotivem, não é uma corrida contra o tempo, estão apenas a descobrir o que funciona convosco. Se for o caso, da próxima vez sentem-se.

2. Aprendam a relaxar o corpo para conseguirem relaxar a mente mais rapidamente. 
Coloquem uma músiquinha suave, em pano de fundo. Eu sugiro sons da natureza ou os suspeitos do costume, que populam no youtube. 
Se não for suficiente, podem começar com uma meditação guiada. Há imensos vídeos e áudios online que servem este propósito. Eu sugiro uma pequena busca, para encontrarem a voz ideal. O site: calm.com é delicioso para começar. Podem alterar o pano de fundo (caso pretendam fazer a meditação de olhos abertos) e os sons que acompanham a paisagem mudarão também. O áudio encontra-se em inglês no entanto. Em português (do Brasil) sugiro esta meditação guiada escrita pelo médico Brian Weiss. 

3. Não julguem
Uma quantidade infindável de coisas estranhas vão acontecer. Estranhas e adoráveis. Não importa se é imaginação ou realidade. Importa que vos faça bem. 

Vão ter a sensação que são mais protegidos, que uma série de coincidências tende a acontecer, que são mais pacientes e o mundo é um lugar mais bonito. Em última instância: vão sentir-se mais  serenos, mais confiantes e mais ...felizes! 

Aguardo as vossas novidades 

6 comentários:

  1. A minha primeira novidade: tu és alucinada, e fizeste de mim alucinada também. E é por isso [vá e não só] que eu gosto de ti :')


    - volto noutra altura para mais novidades :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol Não sou nada, este é um estado super-natural [não sobre-natural] que vive em todos nós. Eu só o despertei porque nos faz bem ;)

      Eu também te adoro, querida Lia* :')

      Eliminar
  2. Leio e dou por mim a pensar "eu não sou capaz", faltam-me as "provas" de que é possível atingir esse estado, não estou a por em causa o que dizes, sou eu que tenho tanta dificuldade é acreditar no que não está ao alcance do sentidos... Vou tentar, como já disseste noutro post, é preciso sair da zona de conforto, alargar horizontes, afinal o que mais quero é, mais serenidade, mais confiança, sentir-me mais feliz, mais vezes... Espero ter novidades para partilhar em breve.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Canca :') Leio-te e revejo a ABT de há anos atrás nas tuas palavras. Mas toda a minha lógica, a minha ciência, ficou em segundo plano: não importa porque funciona, importa que funciona! E este é o caminho para o estado sereno que queres atingir.

      És capaz! É um caminho acessível a todos nós -- o que somos para além da nossa imaginação, afinal? Tudo o que vês à tua volta, com mão do homem, não saiu da sua imaginação? Meditar é apenas a libertação do ruído (interno e externo) para que a "imaginação" fale mais claramente.

      Vais ter todas as tuas provas. Serão tão mais rápidas quanto menos racionalizares. Tira um tempo para ti, sem interrupções, e decide-te a construir um lugar especial na tua imaginação. Ou a encontrá-lo. E explora-o. Como pode isto dar errado? Não pode ;) O resto, prometo, acontece sem a tua intervenção.

      Se precisares de mais indicações, se tiveres dúvidas em particular ou se quiseres simplesmente desfazer-te do excesso de racionalidade que te impede de começar, não hesites em escrever-me [anaturezadosmeuspensamentos@gmail.com]. Estou aqui para ajudar*

      Beijinho*

      Eliminar
  3. Adorei. Mesmo. Sobretudo ler a tua experiência. Faz-me pensar que já tive alguns momentos de "quase meditação" se é que isso existe :) São cada vez menos os momentos em que passamos connosco próprios e em que conseguimos ouvir a nossa própria voz. As solicitações exteriores são muitas e se não nos predispusermos a inverter a situação, continuaremos sem nos ouvir por muito mais tempo...
    Obrigada por esta partilha ABT.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, fico muito feliz que tenhas gostado, Helena :')
      Com certeza existem esses momentos de "quase meditação" -- chamar-lhe-ia talvez "meditação não convencional". Se estás em contacto contigo e com os teus pensamentos, se te ouves, quer seja num passeio pelo campo ou no resguardo do teu quarto, estás por certo a meditar :)

      Beijinho Helena*

      Eliminar

Outros pensamentos