quarta-feira, 22 de maio de 2013

Hábitos zen


Ontem passou na televisão uma entrevista/conversa com pessoas que estiveram clinicamente mortas e foram reanimadas. Pessoas em quem, de acordo com o psiquiatra convidado, a actividade cardíaca e cerebral, última fronteira entre a vida e a morte, parou. Mas que regressaram "do outro lado", com histórias coincidentes para contar: o corpo que pairou sobre o lugar onde o seu corpo físico se encontrava, uma túnel de luz e um sentimento de unidade inacreditável.

Uma das entrevistadas contou como chorou incessantemente, por dias e dias, depois de voltar por nunca ter sentido um Amor tão avassalador e uma paz tão grande. Não queria ter regressado, apesar de ter uma vida estruturada e dois filhos pequeninos. Conformou-se com o regresso, pelos filhos, mas nunca esqueceu a experiência que viveu quando estava morta de acordo com os parâmetros estabelecidos pela medicina.

O relato destas pessoas, que ficam tristes por regressar, pode chocar alguns. Eu prefiro concentrar-me na busca que uma das entrevistadoras relatou: queria aproximar-se daquela sensação em vida. E conseguiu: através da meditação.

O período mais fértil, mais bonito, mais intenso, mais profundo da minha vida coincidiu com a fase em que meditava todos os dias por cerca de uma hora. Uma hora, que às vezes se transformava em duas, e parecia sempre dez minutos. Uma hora que começou, efectivamente, por ser dez minutos. 

Não deixem de tentar, de experimentar. A sensação é indescritível e imperdível. 

10 comentários:

  1. Nunca experimentei, mas confesso que tenho alguma curiosidade... O silêncio de nós e dos outros e a paz que isso nos transmite é algo que não podemos negar, mesmo nunca tendo experimentado a meditação. Outro "hábito zen", como uma simples caminhada no campo, tem em mim um efeito muito semelhante :)
    Um beijinho ABT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens tanta razão, Helena: entre a natureza o caminho para a paz é mais curto e doce.
      Se a curiosidade pela meditação existe, vou deixar alguns truques num post, em breve, para que experimentes :)
      Um beijinho*

      Eliminar
  2. Eu vou explicar-te uma coisa, Antónia Beatriz:

    Aqui a fofinha tentou (efectivamente) meditar, aquando do teu sábio conselho, MAS... porque há sempre um mas em todas as histórias... a coisa só corria bem quando a senhora que me falava ao ouvido se calava... Se ela voltasse a falar, nem que fosse para dizer para trocar os pés de sitio, eu acordava do meu transe e lá se ia a meditação com o caracol :p

    [prometo que volto a tentar mais tarde :$]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahah!
      Começar por uma meditação guiada é apenas um caminho :) Se em vez de facilitar te estiver a distrair, temos de encontrar opções. Vou escrever um post sobre o assunto, com algumas dicas :) *
      Beijo grande, Start*

      [não te vais arrepender :')]

      Eliminar
  3. Ao ler o Comer Orar e Amar, fiquei efectivamente curiosa em relação à meditação, mas eu sou daquelas que não consegue, ainda não conseguiu, calar a voz interior. Fazes? Como começaste? Tens de nos falar sobre isso.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comecei há 4 anos e meio atrás, Canca. Fica prometido que escreverei sobre a minha experiência com a meditação em breve :) Adicionarei uns truques e dicas para facilitar o processo no início. Com certeza vais conseguir*

      Eliminar
  4. Meditar para uns é aprendizagem
    para outros, é uma coisa natural!

    Mas se tem de aprender como o fazer, para não correr riscos!

    Com interesse o que escreve! Maria luísa Adães

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Maria Luisa* E seja bem-vinda :)

      Com maior ou menor empenho no começo, meditar vale tão a pena. Por favor sinta-se convidada a partilhar a sua experiência com a meditação, também!

      Eliminar
  5. Olá ABT,
    Os melhores momentos que existem e que só dependem de cada um de nós para serem mágicos. Alguém muito especial e muito querida para mim levou a que eu fizesse a experiência e recomendo a todas as pessoas e por isso reforço a tua última frase: "Não deixem de tentar, de experimentar. A sensação é indescritível e imperdível."

    beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sérginho,

      Meditar é mesmo tudo isso; melhora a qualidade de vida de uma forma absolutamente mágica.

      Obrigada pelos elogios e pela amizade :$ * A recompensa mais bonita é sentir que te fez tão bem :')

      Beijinhos e uma excelente 5ª :)

      Eliminar

Outros pensamentos