domingo, 21 de abril de 2013

Empatia





Há umas semanas atrás, a Lia e o Sérgio questionaram sobre o porquê de um post sobre sexo ter mais comentários do que um post com um alerta ou pedido de ajuda.

A resposta parece-me passar por um sentimento de identificação em relação ao sexo. Como animais programados para a reprodução, o tema sexo é primitivo, básico e como tal familiar a todos -- num sentido teórico ou prático fará parte do crescimento e descoberta geral, pelo que qualquer pessoa se sente qualificada para comentar.

O sentimento de empatia, por outro lado, está reservado a pessoas emocionalmente mais evoluídas. Resulta da capacidade de compreender outra pessoa, mesmo sem ter vivido a mesma situação -- e, portanto, da capacidade de sentir a dor alheia como se fosse sua. 

Para muitas pessoas, os seus problemas já são mais do que suficientes, pelo que evitam viver os dos outros. Desobrigam-se de pensar como indivíduos de uma sociedade  -- com capacidade de dar na mesma proporção que poderão vir a receber. Não sabem que ajudar os outros é a forma mais eficiente de encontrarmos realização dentro de nós. E não sabendo, e não tendo curiosidade em descobrir, não podem agir de forma diferente da que agem -- fazendo, falando, comentando apenas aquilo que conhecem.

Pássaros da mesma plumagem voam juntos. 
E o bando é menor, no que diz respeito a empatia.

6 comentários:

  1. Muitas vezes eu acho e penso que os meus próprios problemas me chegam, e não posso viver os dos outros. Mas acho que nunca o concretizei (de me distanciar dos outros).

    Houve (e ainda vai havendo) fases até que dava muito mais pelo sofrimento dos outros do que propriamente o meu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando alguém tem de se obrigar, racionalmente, a ser mais egoísta (que neste caso significaria apenas cuidar mais de si mesmo do que dos outros) está destinado a ser tão altruísta quanto tu, querida Lia. O coração bate sempre a racionalidade, quando se fala de empatia. E também por isso és tão adorável*

      Eliminar
  2. Talvez seja essa uma das explicações para durante mais de um ano ter andado "sózinha" nisto de ter um cantinho, esse não era um tema abordado e as palavras com ele relacionado nunca encaminharam ninguém para o meu cantinho...mas sabes, a empatia que sinto com alguns de vocês hoje, não tem preço, não a trocaria por nenhum post sobre maminhas, nem pilinhas!!!

    Hoje tenho verdadeiro carinho, por cada um de vocês que me descobriu por acaso e porque a empatia nos permite manter um relação aberta, honesta, sem subterfúgios para manter "seguidores", buscas e visitas ao blog...

    jinhossssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo totalmente o que dizes, Suricate, e subscrevo o segundo parágrafo como se fosse meu :)
      Obrigada pela partilha*
      Beijinhooosss

      Eliminar
  3. Concordo com tudo o que escreveste, ABT.
    Eu sou conhecido pelos que me rodeiam como aquele que toma as dores dos outros como suas :$ ao longo da minha vida, já perdi a conta às vezes em que me pus em segundo plano em prol de alguém. Mas não me arrependo nem cobro, gosto de não falhar aos que me são queridos e por eles faço tudo.

    Concordo ainda com o comentário da Suricate. Também durante imenso tempo andei sozinho na blogosfera porque não tenho um blog interessante aos olhos de muita gente. Mas não me queixo, porque sei que os que vêm, vêm por bem e esses valem a pena :) Sim, já calhou falar de sexo no blog, mas não faço disso um hábito recorrente. Mas é um blog generalista, onde falo de tudo e nada, e tal como já abordei o tema sexo, também já falei de política, de futebol, de coisas do dia-a-dia, de mim, dos que me rodeiam, etc etc :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tua belíssima atitude só te traz mais amizades, mais reconhecimento e mais reciprocidade. Tenho a certeza que os teus amigos também não medem gestos para te agradecer-retribuindo a amizade sincera :)

      E o teu blogue é também, para nós que te conhecemos apenas da blogosfera, um gesto de partilha. E a amizade é feita disso, não é? ;) Continua, é um prazer ler-te.

      Eliminar

Outros pensamentos