domingo, 3 de março de 2013

Sofrimento no Amor


O Sérgio, uma pessoa por quem nutro profundo respeito, perguntou no contexto do desafio perguntem o que quiserem o porquê de no amor existir sofrimento por anos e anos. Uma pergunta complexa que vou tentar desdobrar em pequenas respostas simples.

Amor e sofrimento crónico não coexistem. A resposta é, aos meus olhos, transparente assim. 
Se o sofrimento é constante -- e não pontuado por preocupações ou pequenos mal-entendidos -- não é o amor que o abraça, mas a ilusão, a acomodação e a falta de auto-estima.

A falta de auto-estima leva as pessoas a julgarem-se menos do que são, com menos competências do que as que realmente têm, com menos potencial do que aquele que vive (adormecido) dentro delas. E nesse constante exercício do medo (de não serem capazes de se sustentar sozinhos, de não poderem ser felizes sozinhas, de ser difícil encontrarem alguém que as valorize) aceitam comportamentos inaceitáveis daqueles que deveriam ser parceiros de vida, de aprendizagens e de evolução pessoal. Acomodam-se. Aceitam a situação em que se viram envolvidos e se deixaram enredar ainda mais.

Há um motivo pelo qual o nosso corpo físico evoluiu no sentido de assinalar os pontos de dor: é um mecanismo de protecção. A dor permite-nos perceber que há algo de errado, e incita-nos a agir sobre o foco de sofrimento, evitando que a infecção se alastre aos tecidos vizinhos e, pouco a pouco, a todo o corpo. 

O mecanismo da dor emocional actua da mesma forma. É necessário agir sobre o problema e corrigi-lo antes que se torne tão grande que a mente racional se encolha perante ele. O Amor encontra-se no respeito, no companheirismo, na alegria da partilha. Não na subjugação de ideias, de valores e de pessoas.

O sofrimento é a forma da vida dizer: Age!


8 comentários:

  1. Olá ABT,
    Não podia estar mais de acordo contigo e sabias também a minha resposta: sabes que o problema persiste por causa da falta de auto-estima e de ter a ideia de que para ser feliz é preciso alguém, por vezes não é.

    Há pessoas que vivem felizes sozinhas, mas é complexo cada caso é um caso e teríamos que saber cada caso para justificar.

    Para o comum dos mortais, as histórias cor de rosa que inundem o dia a dia, não passam disso mesmo histórias que sem uma relação de amizade entre elas acabar por ruir.

    Concluo com a tua frase: "O Amor encontra-se no respeito, no companheirismo, na alegria da partilha. Não na subjugação de ideias, de valores e de pessoas."

    beijinhos e bom fim-de-semana.

    PS: Sabes também que nutro o maior respeito por ti e pelo teu trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sérgio,
      Concordo plenamente: parte do problema baseia-se na ideia de que para ser feliz é preciso ter alguém. Curiosamente não raras vezes a pessoa certa aparece quando as pessoas aprendem a ser felizes sozinhas.

      Beijinhos e maravilhoso fim-de-semana :)

      Eliminar
    2. Por isso disse que ambos sabíamos a resposta, :)
      Agora fizeste me lembrar um vídeo em que os papeis ganharam vida, :)))

      Por isso nada de complicar e ser feliz como somos, o que a vida nos reservar de bom nós agradecermos e merecermos. E acima de tudo nunca nos darmos por vencidos e sempre pensamento positivo.

      beijinhos e um excelente fim-de-semana.

      Eliminar
    3. Tens toda a razão, Sérgio.
      Beijinhos*

      Eliminar
  2. "O Amor encontra-se no respeito, no companheirismo, na alegria da partilha. Não na subjugação de ideias, de valores e de pessoas." disseste tudo.

    Beijo

    ResponderEliminar

Outros pensamentos