segunda-feira, 4 de março de 2013

Quando o feitiço se vira contra o feiticeiro

No seguimento das respostas às perguntas do desafio de Sábado, Somente EU perguntou
o porquê de julgarem as pessoas todas por igual.

A resposta curta: porque não vivem no presente, mas nas recordações do passado.

Há várias razões possíveis para que alguém julgue todos os demais por igual, mas as principais provavelmente são: rigidez de pensamento e medo de voltar a sofrer disfarçados de prudência.

As pessoas que não têm interesse, paciência ou competências sociais para conhecerem aqueles que os rodeiam no presente, geralmente carregam consigo uma história sobre o que alguém lhes fez, que as marcou negativamente, e as faz ver desde então a classe [de homens/advogados/patrões/you name it] como um conjunto de indíviduos indiferenciáveis entre si. 

Estas pessoas são geralmente rígidas, emocionalmente frágeis e vivem aprisionadas no seu sistema de convicções. Experenciam constantemente o que parecem ser situações idênticas, por parte de indivíduos diferentes, porque desencadeiam tais episódios com as suas atitudes -- também elas semelhantes entre si. 

Por viverem amarradas por um sistema de convicções estanque (que naturalmente julgam o mais correcto), estas pessoas tendem a apontar fora de si a causa do problema, evitando exercícios de auto-avaliação. Mas se não fazem a sua parte -- que mais não é do que evoluir com cada nova vivência pessoal ou profissional -- e apenas aguardam que alguém prove que estão erradas na sua generalização, podem sofrer a triste consequência de se verem, elas mesmas, rotuladas.

Rotuladas como sendo parte do pouco interessante grupo de pessoas que não se questiona, não se reinventa, não evolui.


10 comentários:

  1. Olé:)

    Passei só para te dizer que tens um prémio/ desafio para ti lá no meu cantinho se te apetecer responder;)

    Obrigada
    jinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Suricate :) Aceito com todo o gosto!*
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Não acho que se possa catalogar as pessoas dessa forma.
    Somos bastante mais complexos do que isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço desculpa pela intromissão, não acho que seja catalogar é uma realidade que se percebe ao longo do tempo.
      Somos complexos sim mas há valores que deviam estar sempre presentes mas não, por isso às vezes o feitiço vira-se contra o feiticeiro.

      Eliminar
    2. "Com a mesma rapidez com que julgas, serás um dia condenado", li um dia algures, O Blog da S. As pessoas que não querem ser catalogadas deveriam evitar o exercício de apontar os outros, já que chamam dessa forma a atenção sobre si. E como todos têm defeitos...

      Bem-vinda*

      Eliminar
    3. A tua opinião é sempre bem-vinda, Somente Eu. Obrigada pela participação*

      Eliminar
    4. Eu sei disso, até porque a minha opinião ainda não foi dada, :)
      Só dei um aparte, sem julgamentos pelo meio porque apontar o dedo não o faço sem um julgamento prévio.

      beijinhos e boa semana.

      PS: E trata-me por Sérgio, quem não gostar que aponte o dedo ou que ignore é para o lado que durmo melhor.

      Eliminar
    5. E o que esperas para dar? :P :)

      Beijinhos Sérgio, boa semana!

      Eliminar
    6. Olá ABT,
      Li e reli de novo a tua publicação e tenho pouco a acrescentar, não tenho o hábito de julgar mas há uma coisa que é fácil na sociedade, apontar o dedo e julgar e algumas pessoas optam sempre pelo caminho mais fácil, quantas vezes optamos por descer em vez de subir, o caminho mais fácil permite isso mas também permite que não haja evolução das pessoas e isso faz com que as pessoas sejam rotuladas pelas sua acções que advêm dos pensamentos que elas criam interiormente.

      Termino só com a tua frase que diz tudo: "Estas pessoas são geralmente rígidas, emocionalmente frágeis e vivem aprisionadas no seu sistema de convicções."

      beijinhos grandes e conitnuação de boa semana.

      Eliminar
    7. As pessoas não conseguem ver as perspectivas alheias, ou não querem. Estão presas ao seu próprio pensamento e às suas próprias convicções. É difícil abdicar de terem razão a todo o custo, para simplesmente contemplarem e, posteriormente, avaliarem outras alternativas de visão.

      Beijinhos :)

      Eliminar

Outros pensamentos