domingo, 10 de fevereiro de 2013

Da vontade de caminhar na direcção errada



Será para mim sempre uma coisa surreal perceber que algumas pessoas preferem morrer a errar do que admitir o erro que lhes foi (educadamente) apontado e sobre o qual não têm uma palavra de defesa a dizer. Parece-me surreal que, sendo alertadas, tenham um momento de incerteza e preferiram fazer uma rápida sondagem sobre se será melhor continuarem a destilar veneno gratuito ou ponderar sobre o que dizem. E os colegas, que nem sabem do que se fala, respondem "claro que és uma óptima pessoa [como se isso tornasse alguém imune a cometer erros] e deves continuar a ser como és", incentivando-as a perpetuar o comportamento errado.

Não, meus amigos, não devemos ser perfeitamente imutáveis como se a vida não estivesse a passar por nós. As experiências têm como propósito único melhorarem o nosso julgamento e, consequentemente, as nossas (re)acções. Se não evoluímos dia-a-dia, o que andamos cá a fazer?

Não suporto gente que se recusa a evoluir. 
Não suporto gente com ódios de estimação a pessoas que não conhecem, com quem nunca conversaram, de quem não sabem nada além do que lhes é possível deduzir.
A combinação das duas características é demais.


6 comentários:

  1. Olá!

    A nossa vida é feita de mudanças constantes, tudo o que experienciamos deve servir para nos alargar os horizontes, ver outras possibilidades... Às vezes, acontece-me dizerem-me que estou a ir na direcção errada, mas eu sigo a velha máxima, e só aprendo com os meus erros!
    A vida tem-me ensinado muito, eu felizmente, julgo ter tido a capacidade de absorver pelo menos alguns dos seus ensinamentos, talvez por isso, e tal como tu, não suporto pessoas que acham que sabem tudo sobre tudo, e julgam todos com base em ideias preconcebidas. Essas pessoas mexem com o meu sistema nervoso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vinda, Partilhar é bom*
      Concordo contigo, ainda que goste de acreditar que a experiência acabará por ensinar-nos a aprender com os erros dos outros também ;) Que desperdício que eles não façam o mesmo -- achar que se sabe tudo é o maior dos erros.

      Beijinho e volta sempre :)

      Eliminar
  2. Belo texto. Como sempre :)

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada HSB, é sempre muito bom receber um elogio de alguém que admiramos :)

      Eliminar
  3. Sabes que admitir o erro, o medo não é para todas as pessoas, algumas pessoas acham-se superiores e pensam que com essas atitudes continuam superior aos outros infelizmente tento ignorar, nem sempre consigo.
    Publiquei no meu cantinho um poema que é tão actual mas deixo só alguns versos que explica muita coisa:

    Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
    Muda-se o ser, muda-se a confiança:
    Todo o mundo é composto de mudança,
    Tomando sempre novas qualidades.

    ...

    Quem não muda, fica assim parada no tempo, podiam é fazer o favor de não chatear as outras pessoas mas talvez um dia.

    Parabéns pelo excelente texto e desejo-te um excelente fim-de-semana.

    beijinhos e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo completamente com a análise, Sérgio.
      Infelizmente, o "certo apesar de tudo e de todos" traz-nos algumas irritações :P Podiam guardar o pensamentos (e as acções que daí advêm) apenas para eles mesmos.

      Muito obrigada pelo elogio* :$ :))
      Beijinhos e um maravilhoso fim-de-semana.

      Eliminar

Outros pensamentos