terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O poder do pensamento



asapSCIENCE é um canal no youtube que explica de forma simplicada, visualmente atraente e em menos de três minutos uma quantidade de conceitos científicos. Para quem acha que ciência é aborrecida, este canal promete mudar opiniões. O único senão é a ausência de legendas "oficiais". Mas o youtube tenta ajudar e, apesar da tradução não ser genial, dá para ficar com uma boa ideia do que é dito. Os vídeos são todos muito giros, convido-vos a espreitar [procrastinem com qualidade :)], mas começo por sugerir o tópico "O poder do pensamento". 

Chamou-me particular atenção os estudos com dois grupos de pessoas que pretendiam melhorar o seu desempenho como pianistas. Um dos grupos treinava efectivamente, enquanto o segundo grupo apenas imaginava o treino. O resultado foi incrível: as mesmas mudanças físicas aconteceram no córtex motor dos dois grupos de pessoas! Depois de 3 dias a precisão musical dos dois grupos era a mesma, e apenas depois dos 5 dias o grupo que treinava fisicamente teve melhores resultados. No entanto, quando foi dada oportunidade ao grupo da imaginação de treinar no piano, os resultados entre os dois grupos aproximaram-se, novamente, de forma muito rápida.

Também espantoso foi o resultado do estudo sobre aumento de força muscular. A experiência durou 4 semanas, após as quais o grupo que treinava fisicamente viu aumentada a sua força muscular em 30%, enquanto o grupo que apenas visualizava mentalmente o exercício físico viu a sua força muscular aumentar em 22%! Tal acontece porque os neurónios responsáveis por conduzir a instrucção do movimento são usados e fortalecidos nas duas situações (quando o movimento é executado e quando é imaginado), resultando em maior força muscular quando os músculos são realmente contraídos.

Cada pensamento muda a estrutura e fisiologia cerebral a nível microscópico. 
E se isto não é espectacular não sei o que será.




2 comentários:

  1. É por estas e por outras que gosto tanto de aqui vir... adoro aprender contigo! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohh... :)) É tão bom 'ouvir' isso de ti, Lia* Obrigada pelo carinho*

      Eliminar

Outros pensamentos