terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Da vida




Seguir o ritual alheio -- este parece ser o mantra da vida actual. 

Naquela semana em que decidimos voltar ao ginásio, os amigos parecem sempre decidir-se por uma jantarada extra com direito a sobremesa partilhada e um arrastão até ao bar mais próximo. Dizer não ao doce e recusar a extensão do serão num bar, porque queremos levantar cedo no dia seguinte para ir ao ginásio, torna-nos os desmancha-prazeres que não sabem "viver um bocadinho" e leva-nos a anuir  e adiar os planos mais uns dias, certo? Errado.

Viver não é uma questão de comer bolo de chocolate e beber uma capirinha com os amigos, nem mesmo uma questão de ir ao ginásio. Viver é uma questão de fazer escolhas que nos representam, e representam a marca que queremos deixar no mundo.

O processo só é complicado se quisermos ser nós mesmos e estar perto de pessoas com quem não nos identificámos -- fenómeno mais frequente do que seria de esperar e ficará para outro post. Amigos de verdade querem tanto que os acompanhemos quanto querem que sejamos felizes. Amigos de verdade apoiam as nossas decisões e ainda aparecem no ginásio no dia seguinte, bem cedo, para compensar pelo tempo que não estivemos juntos na noite anterior e provar que é possível prolongar a noite e ir ao ginásio na manhã seguinte [mesmo que desçam muitíssimo a sua marca habitual e inventem as desculpas mais parvas (e divertidas) para justificar os novos números]. 

Os amigos de verdade não são aqueles que se confinam a ambientes e momentos restritos -- os amigos da noite, os amigos da universidade, os amigos do ginásio. São as pessoas da nossa vida que nos acompanham transversalmente, nos respeitam e impulsionam a descobrir o nosso lugar no mundo e a ser a melhor representação de nós mesmos que podemos ser.

E sem desmerecimento aos demais: os meus amigos são os melhores :-)

4 comentários:

  1. Que texto maravilhoso!

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Vivo rodeada de pessoas que é ou isto ou então és isto. Para te ser sincera, durante largos anos deixei-me levar nessa conversa, punha de parte algumas coisas para fazer outras em prol desses amigos. Mas felizmente hoje estou mais crescida, e tenho objectivos na vida que não passam por mais umas horas na noitada, e por ir atrás de quem assim vive a vida.

    Felizmente, do outro lado da moeda tenho os amigos que, não desmerecendo os teus, são também os melhores (do mundo!). Aqueles a quem eu digo "esta semana tenho exame, encontramos-nos para a semana" e eles na semana seguinte compensam.

    Eu sou tua amiga! À minha maneira. <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também faz parte do crescimento perceber o que é bom e o que não é para nós. É perfeitamente natural, Lia. Mas fico feliz por saber que hoje tens os teus objectivos definidos e um grupo de amigos que o é de verdade.

      Eu também tenho um enorme carinho e consideração por ti, e ainda que nunca nos tenhámos visto pessoalmente defino esse sentimento como Amizade. És uma das surpresas mais bonitas que a blogosfera me trouxe. Um beijinho enorme :)) *

      Eliminar

Outros pensamentos