sábado, 8 de dezembro de 2012

Das pessoas bonitas


Contar pelos dedos de uma mão (e sobrarem vários) o número de vezes que considerei um homem fisicamente atraente -- daqueles que justifiquem um segundo olhar por serem realmente dotados pela natureza -- é um facto da minha vida que enerva sobremaneira as minhas amigas. Arruina-lhes qualquer comentário que façam sobre o actor ou jogador da moda. Depois da pergunta "não achas?" seguem-se as minhas respostas mais frequentes: "não" ou "é engraçado" (se tiver um quê de giro). Pelas reacções, a última resposta parece ser mais ofensiva do que propriamente a primeira. 

Não percebo como encontram beleza de arrancar suspiros a torto e a direito, da mesma forma que não compreendem porque para mim toda a gente é normal. Não consigo fazê-las compreender que o corpo físico não é suficiente para prender a minha atenção e muito menos o meu interesse, porque pessoas estonteantemente belas são muito raras. Por este motivo o meu cérebro processa uma imagem como resultado da personalidade da pessoa. Não é conversa fiada, é a mais pura realidade. Um rapaz engraçado pode tornar-se feio aos meus olhos (literalmente), e o inverso também é verdadeiro. A prova é este actor:



Feio, de acordo com o que os meus olhos captaram na primeira vez que o vi em televisão. Lindo, de acordo com a imagem que o meu cérebro tem dele agora. Associado aos papeis de menino-justo que interpreta, a voz dele é perfeita aos meus ouvidos, e a sua linguagem corporal é de uma serenidade assertiva que me encanta. Tenho perfeita noção de que o achei feio antes, e hoje não consigo (literalmente) ver isso.

Dizem que quem feio ama, bonito lhe parece. Eu acho que isso me acontece mesmo não estando apaixonada. A personalidade fala tão alto que modifica toda a energia da pessoa à minha frente e a beleza (física) que nela encontro.

Se alguma vez viram novelas, este fenómeno resulta ainda mais claro. Diferentes personagens interpretadas pelo mesmo actor/actriz modifica completamente a beleza física que lhes vemos. Nunca sentiram isto?


2 comentários:

  1. "Diferentes personagens interpretadas pelo mesmo actor/actriz modifica completamente a beleza física que lhes vemos." - Completamente!

    Em relação a este actor em particular, desde o inicio que acho que tem "qualquer coisa"... não o acho 'estonteantemente bonito', mas é como tu dizes, adoro a voz dele, e acho que tem uma postura que ao mesmo tempo que me parece timida, dá-me alguma sensação de irreverência no olhar. Eu gosto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)
      Lia, vou tomar a liberdade de te mencionar da próxima vez que as minhas amigas me lançarem um olhar ameaçador por causa deste tópico!
      Beijinho*

      Eliminar

Outros pensamentos