quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Da natureza


http://beebiology.ucdavis.edu/HAVEN/honeybeehaven.html



Sempre sonhei em ter um pomar -- não o estabelecimento onde se vende fruta, mas um terreno plantado de árvores de fruto. Há magia do contacto com a Natureza e algumas das minhas mais bonitas recordações de infância têm cheirinho a uvas americanas. Os meus avós maternos e paternos sempre tiveram hortas generosas, mas a ideia de ter árvores de fruto variadas a rodear uma única árvore mãe com excertos de vários frutos sempre preencheu o meu imaginário. A estas árvores ainda acrescentava uma população de ouriços-cacheiros que são os animais mais adoráveis à face da terra -- excepto quando se encontram com o meu cão. Cão esse que também já teve um encontro de primeiro grau com abelhas (é um animal muito sociável), cujo número vem descendo assustadoramente a nível mundial.

No outro dia encontrei-me com o projecto vencedor do concurso internacional "Design do jardim amigo das abelhas" [numa tradução livre], cujo esboço podem ver ali em cima, promovido por uma prestigiada marca de gelados. O objectivo principal é encantar as pessoas que o visitem e incita-las a plantar o seu próprio jardim amigo-das-abelhas, contribuindo para o aumento do número destes pequenos polinizadores.

Claro que me perdi de amores pelo documento, cheio de esboços adoráveis daquele jardim, mas parte da magia chegava-me das recordações e daqueles sonhos de infância. Um dia... vou ter um pomar.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Outros pensamentos